Dilton Coutinho
O Instituto de Cardiologia do Nordeste da Bahia (ICNB), que desde 2008 vem atuando nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, está enfrentando dificuldades. Segundo informações levantadas pela reportagem do portal Acorda Cidade, os serviços de emergência em cardiologia estão suspensos por causa do atraso de pagamentos.
O ICNB realizava atendimentos através de serviços importantes em cardiologia como hemodinâmica chegando a salvar muitas vidas de pessoas que ao sofrerem um infarto não teriam tempo de serem transferidas para Salvador. Também era possível fazer até cateterismos.
A empresa chegou a fechar convênios importantes com a Petrobras e até atendia pela Unimed-Feira os casos de emergência. A parte de ambulatório em cardiologia ainda está funcionando, mas há informações que devido ao atraso no pagamento aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, a UTI não está recebendo pacientes e o setor de hemodinâmica foi fechado porque um médico responsável pelo setor também está sem receber os serviços prestados.
Ainda de acordo com informações colhidas pelo nosso portal, as dificuldades financeiras do ICNB ocorreram a partir do mês de dezembro quando a direção da Santa Casa de Misericórdia bloqueou um repasse de R$ 400 mil. Isso teria ocorrido pelo fato do instituto ter deixado de cumprir algumas cláusulas contratuais com a instituição.
Com o bloqueio dos recursos a direção do ICNB entrou com uma ação contra a Santa Casa que por sua vez já fez a contestação e aguarda uma decisão da justiça. Há informações de que quando a situação for resolvida o setor de cardiologia vai ser plenamente reativado e a própria Santa Casa é que fará o gerenciamento dos serviços.
Uma decisão adotada pela provedoria da Santa Casa, de imediato, foi á construção de um centro cirúrgico exclusivo para os procedimentos em cardiologia. Essa é uma exigência da SESAB- Secretaria de Saúde da Bahia para fazer o credenciamento através do SUS - Sistema Único de Saúde. Esse centro cirúrgico constava do contrato da Santa Casa com o ICNB. Mas, devido a problemas administrativos do instituto não foi possível fazê-lo.
Diretores do ICNB não foram localizados na tarde de quinta-feira (31) pela nossa equipe para dar explicações sobre a situação do instituto. Há informações de que os empresários gestores, do ICNB, tem evitado viajar para Feira de Santana em decorrência da grande quantidade de fornecedores cobrando suas dívidas. (ACORDA CIDADE)