Salvador

PREFEITURA INICIA AÇÕES DE CIDADANIA NO BAIRRO DO CALABAR COM APOIO PM

vide
| 31/03/2011 às 15:00
Prefeito JH ouve reivindicações de popular durante visita ao Calabar com Cláudio Silva, Sucom
Foto: SECOM

 A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), em consonância com as ações do poder público, à frente o prefeito João Henrique, iniciou hoje a preparação para o "Sucom nos Bairros", projeto de sucesso da autarquia que levará diversos serviços para a população local. Os agentes do órgão estão percorrendo as ruas do bairro prestando esclarecimentos para que no sábado (31) os moradores compareçam à edição do projeto, a ser desenvolvida no Centro Municipal de Educação Infantil do Calabar, situado na Rua Maria Pinho.


A expectativa é de que os cidadãos tenham um atendimento como antes era quase impossível: simples e, sobretudo, próximo das residências, dentro da comunidade. "Antigamente, a atuação da prefeitura dentro do bairro era dificultada pela insegurança. Agora, os cidadãos poderão ter acesso fácil aos serviços municipais", afirmou o prefeito João Henrique, coordenando os trabalhos de diversos órgãos que, assim como a Sucom, realizam ações na comunidade. 


Também o superintendente da Sucom, Cláudio Silva, acompanhou a atuação dos fiscais. "Percebemos que aqui existem muitas atividades irregulares e esta será a oportunidade para que as pessoas legalizem seus estabelecimentos", afirmou. Silva pontuou que, através do Projeto Casa Segura, engenheiros e arquitetos da autarquia vão prestar orientações quanto à situação dos imóveis erguidos no local. "Nosso objetivo é resgatar a cidadania para esta comunidade", finalizou o superintendente.


A moradora Andrelina Santana elogiou as iniciativas do Sucom nos Bairros e Casa Segura. Já para o líder comunitário, Edmílson Santos, "o papel da Sucom será muito importante para que as pessoas fiquem cientes das leis".


Sucom nos Bairros - Com o projeto, moradores e comerciantes terão a oportunidade de solicitar o Termo de Viabilidade de Localização (TVL, pré-licenciamento de empresas); dar entrada a processos de licenciamento de publicidade; retirar alvarás de construção, reforma e reparos gerais, além de receberem orientações sobre poluição sonora.


Implantado em 2008, o projeto oferece, de maneira descentralizada, os serviços prestados na sede da Sucom - localizada, desde junho de 2010, na Av. ACM, Edf. Empresarial Thomé de Souza. O Sucom nos Bairros já contemplou as seguintes localidades: Ilha de Maré, Santa Cruz, São Caetano, Cabula, Fazenda Coutos, Boca do Rio, Nova Brasília, Liberdade, Pernambués, Cajazeiras VIII, Periperi, Engenho Velho da Federação, Parque São Cristóvão, Bairro da Paz, Ribeira, Uruguai, IAPI, São Marcos, Paripe, Sussuarana, Lobato, San Martin, Alto de Coutos, Plataforma, Mussurunga I, Novo Marotinho, Cajazeiras XI, Valéria, Castelo Branco, Rio Sena, Águas Claras e Pirajá.