Discutir a participação dos órgãos e estruturas municipais no programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado. Com essa intenção, o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (30), com o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, na sede da SSP. O objetivo é aliar ações sociais às políticas públicas de segurança.
Participaram também do encontro, o assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, e secretários municipais.
De acordo com Maurício Barbosa, o bairro do Calabar, ocupado pelas polícias Civil e Militar, será o primeiro beneficiado com as ações conjuntas entre o Estado e o Município, nesta quinta-feira (1º). A ação faz parte da implantação da Base Comunitária de Segurança, que ocorrerá no final de abril.
O secretário explica que as experiências implantadas na comunidade do Calabar serão estendidas para outros bairros de Salvador, entre eles, o Nordeste de Amaralina. "A polícia de aproximação, de ações comunitárias, só sobrevive com o apoio da Prefeitura e ações integradas nestas localidades. Durante a reunião, o prefeito João Henrique afirmou que contribuirá para o sucesso do Pacto pela Vida, por meio de ações sociais e de prestação de serviço público. Todas as secretarias municipais foram convocadas a fim de garantir o sucesso do programa".
O coronel Nilton Mascarenhas enfatizou a dedicação dos policiais no cumprimento da implantação do Pacto pela Vida. "Estou também feliz com a presença do Poder Municipal, dando o apoio necessário neste importante projeto", disse, destacando que a comunidade do Calabar, a exemplo do Nordeste de Amaralina, abraçou a iniciativa da polícia de ocupar os bairros.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, os policiais darão apoio à Prefeitura para a execução dos programas sociais desenvolvidos pelas secretarias municipais.
Programa
O Pacto pela Vida tem como finalidade a redução dos índices de crimes contra a vida. As instalações de Bases Comunitárias de segurança pela Polícia Militar e a reestruturação do Departamento de Homicídios pela Polícia Civil, com a criação de mais dez delegacias, são ações prioritárias do programa.
Articulado com as demais secretarias do Estado, o Pacto prevê câmaras setoriais, com o objetivo de desenvolver políticas públicas como as de Segurança Pública, Defesa Social, Enfrentamento ao Crack, Atuação do Ministério Público e Poder Judiciário.