Fortalecer ainda mais o trabalho das polícias Civil e Militar no Município e potencializar o uso das câmeras de segurança. De acordo com o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, esses foram os pontos principais discutidos em audiência com o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, no final da tarde de ontem (22).
Caetano disse que mesmo com as melhorias realizadas na área de segurança no Município, ainda existem focos de tensão na orla, bairros periféricos da sede e zona rural. Ele acredita que isso ocorre por conta do crescimento acelerado de Salvador e das ações da polícia, fatos que terminaram por deslocar a mancha criminal da capital para outras cidades da Região Metropolitana, inclusive Camaçari.
O prefeito Luiz Caetano destacou a necessidade de fortalecer as ações articuladas entre as polícias Civil e Militar, além de dar continuidade aos serviços de inteligência. Outro ponto discutido foi a realização de blitze constantes em Camaçari.
O secretário Maurício Barbosa foi atencioso quanto às questões de Camaçari e informou que enviará uma equipe para estudar formas de potencializar o uso das câmeras de segurança no Município. Ele se comprometeu em proporcionar mais ações que possibilitem o fortalecimento da Segurança Pública na cidade, e também combinou com o prefeito a definição de uma data para uma visita à Camaçari.
Maurício Barbosa informou que, em breve, Camaçari também vai ganhar uma Base de Polícia Comunitária (BPC). O projeto, em fase de conclusão, contará com a primeira unidade instalada no Estado em abril, no bairro do Calabar, em Salvador. A iniciativa é inspirada nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), implantadas em favelas do Rio de Janeiro. Ele também confirmou presença durante o Seminário de Segurança Pública de Camaçari, a ser realizado em maio.
A secretária executiva de Gestão Integrada Municipal do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), Jailce Andrade, aproveitou a oportunidade para falar sobre as iniciativas realizadas pelo programa federal em Camaçari e a ampliação de programas municipais de segurança mantidos pela Prefeitura.
A audiência aconteceu na Secretaria de Segurança Pública do Estado, no Centro Administrativo da Bahia, e contou com as presenças do presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Paulo Sérgio Mandim, e os coordenadores do Núcleo de Estudos Estratégicos para a Gestão da Prefeitura, Gerson Oliveira, e de Comunicação Social, Rogaciano Medeiros.