Salvador

PARQUE DAS DUNAS ALERTA PARA AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DE SALVADOR

VEJA
| 22/03/2011 às 11:14

Representantes do Parque das Dunas, que abriga o último manancial ainda preservado de lagoas, dunas e restingas de Salvador, localizado em Praias do Flamengo, fizeram um alerta hoje (terça-feira, 22) pela manhã, durante evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, sobre a possível ameaça aos recursos hídricos da região representada pela construção de nova pista do aeroporto da capital.

Durante evento promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), no Hotel Fiesta, no Itaigara, sobre questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos, os representantes do parque entregaram uma carta aberta as autoridades e a imprensa chamando a atenção sobre o problema.


O documento externa a preocupação com a recente contratação, pela Infraero, de empresa para elaborar EIA-RIMA visando construção de nova pista do aeroporto da capital baiana. O temor é que a obra, caso seja mal direcionada, destrua definitivamente a última área ainda preservada do ecossistema de lagoas e dunas de restingas da cidade.


"Não somos contra a ampliação do Aeroporto de Salvador, mas entendemos que a mesma não pode ser feita sem critérios e destruindo uma importante área de preservação. Entendemos que há meios técnicos para que a ampliação seja feita na atual área do próprio aeroporto, com um mínimo de impacto sobre o entorno do parque", afirmou o diretor da unidade de conservação, Jorge Santana.