Salvador

SUCOM AUTUA 27 ESTABELECIMENTOS E APREENDE EQUIPAMENTOS SONOROS

VIDE
| 21/03/2011 às 16:15

Os agentes de fiscalização e prevenção à poluição sonora da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) percorreram, entre sexta-feira (18) e domingo (20), diversas localidades de Salvador. Com o término das operações, o saldo obtido foi de 15 notificações, 27 autos de infração e 10 apreensões de equipamentos sonoros que funcionavam em veículos e estabelecimentos. As penalidades visam fazer cumprir a Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora (nº 5.354/98), que estabelece os limites de 70 decibéis das 7 às 22h e de 60 decibéis das 22 às 7h.    


As ações foram desenvolvidas com o apoio das seguintes Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs): 14ª, 15ª, 18ª e 39ª. Além disso, houve diversas vistorias sem apoio policial, ocorridas nas regiões de Itapuã, Boca do Rio, Stiep, Periperi, Liberdade, Boa Vista do Lobato, Barbalho, Vale dos Lagos, Rio Vermelho, Caminho das Árvores, Vasco da Gama, Ribeira, Pituba, Stella Maris, Bonfim, Alto de Coutos, Rio Sena, Caixa D`Água, Lapinha, Vila Laura, Matatu de Brotas, Baixa de Quintas, Tancredo Neves e Águas Claras.  


Durante as fiscalizações realizadas no sábado (19), os técnicos da Sucom registraram 89 decibéis emitidos por um veículo estacionado na Rua Emiliano Galiza, Boca do Rio. O condutor foi autuado e teve o equipamento sonoro apreendido.


Ainda nesse dia, ocorreram aferições no bairro do Stiep. Na ocasião, o responsável por um bar foi notificado para não realizar atividade sonora sem obter a licença junto ao órgão. Os fiscais também aplicaram ao infrator uma multa por não apresentação do alvará de funcionamento.   


De acordo com subgerente de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora da Sucom, José Araújo, a autarquia vem promovendo diversas ações em bares, pois esse tipo de estabelecimento está entre os três maiores poluidores sonoros, de acordo com o ranking dos fatores que mais provocam queixas de barulho na capital baiana.  


Para denunciar casos de poluição sonora em Salvador, o cidadão pode ligar para o telefone (71) 2201-6660. O atendimento funciona 24 horas.