VIDE
A diretoria do Sindicato dos Peritos Criminais (ASBAC Sindicato) visita nos dias 24 e 25 a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Vitória da Conquista (CRPT), conhecida como Grande Regional Planalto, que atende as cidades de Brumado e Itapetinga.
Segundo Eleusa Santana de Oliveira, presidente da ASBAC Sindicato, a visita tem como objetivos conhecer o funcionamento da grande regional e as condições de trabalho em que os peritos criminais realizam as atividades, propor procedimentos técnicos científicos, discutir as ações desenvolvidas pela ASBAC e elaborar documento com as propostas surgidas a partir das discussões que acontecerão no decorrer do encontro.
Palestras
Como forma de realizar a troca de informações e experiências, a programação em Vitória da Conquista terá as seguintes palestras: procedimentos e requisitos nas pericias documentoscópicas e grafotécnicas, a ser proferida pela Dra Marília Queiroz da Silva; ASBAC: o que temos e o que queremos?, sob a responsabilidade da Dra Eleusa Santana de Oliveira, presidente a entidade; sobre toxicologia falará a Dra Dayana Barbosa; o tema coleta de material para exame de DNA será apresentado pela Dra Tânia Gesteira.
Itapetinga
No dia 26, como parte do roteiro de viagens que será cumprido ao longo de 2011, a diretoria estará em Itapetinga para conhecer in loco as condições de trabalho dos peritos criminais e as reivindicações da categoria que exerce suas atividades profissionais na cidade. Para Eleusa, as viagens são muito importantes porque invertem a lógica interior/capital e estabelecem um roteiro em que os dirigentes sindicais se aproximam dos peritos criminais indo até o interior do estado.
"Nossa diretoria não ficará estática em Salvador, porque entendemos que é fundamental o diálogo com todos aqueles que trabalham no interior e enfrentam diariamente grandes dificuldades para cumprir suas tarefas", afirma a presidente. Ela enfatiza a importância dos eventos técnicos científicos como instrumentos fundamentais para a troca de experiências entre os peritos da capital e do interior, agregando assim novos conhecimentos a todos, com objetivo de melhorar os serviços prestados à sociedade baiana.