vide
O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA) denuncia que as merendeiras que prestam serviços para a Secretaria de Educação do Estado (SEC) através da Medial Empreendimentos e Terceirização de Serviços Ltda. estão com seus salários atrasados e demais direitos trabalhistas também não foram pagos. O Sindilimp-BA acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) para que uma medida seja tomada e se encontre uma resolução para o problema.
"Está virando uma constante o atraso no pagamento de salários, tíquetes refeição, vales transportes e demais direitos assegurados pela lei. A SEC precisa fiscalizar com mais critério as empreiteiras que contrata. Não é o primeiro caso de abuso e com certeza, infelizmente, não será o último a acontecer. Por que tanto desrespeito aos direitos dos trabalhadores terceirizados?", questionou Luiz Carlos Suíca, coordenador do Departamento Jurídico do Sindilimp-BA.
O sindicalista acrescenta que o MPT-BA tem buscado um processo de conciliação com as empresas terceirizadas que atrasam salários. Luiz Carlos Suíca acrescenta que o objetivo do Sindilimp-BA não é o de deflagrar uma greve "porque as merendeiras, além de tudo, exercem um papel social e seria um caos nas escolas a ausência dessas companheiras. Será que precisaremos chegar a este ponto para que alguma medida seja tomada pela SEC e pela empresa? Esperamos que a ação do MPT-BA possa acabar com tanto descaso". Luiz Carlos Suíca lembra que em fevereiro a procuradora do MPT Janine Fiorot ajuizou ação civil pública contra o município de Salvador, em defesa dos direitos trabalhistas de empregados das empresas terceirizadas.
"Os constantes atrasos da Medial talvez acabe por gerar uma ação do mesmo nível. As merendeiras já não ganham muito e quando o salário atrasa a situação beira a tragédia social. Fizemos uma pesquisa e a maioria das trabalhadoras é arrimo de família. Isso, por si só, mostra que não podemos, não devemos e não aceitaremos quaisquer ataques aos direitos das funcionárias", concluiu o sindicalista. Assessoria de Imprensa 18 de março de 2011