"Respeito é bom e as mulheres gostam!" Este é o título da campanha lançada no Carnaval 2011, pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, com o tema "Diga não à violência contra a mulher". A empreitada foi divulgada pelos artistas, que abrilhantaram a festa na capital baiana.
A ação teve como objetivo combater as frequentes violações dos direitos humanos das mulheres e informar a sociedade sobre os altos índices de agressões sofridas pelo público feminino.
A ouvidora-geral da Câmara, vereadora Olívia Santana (PCdoB), chama a atenção para a gravidade da situação e conclama a sociedade a combater este tipo de violência. "Apesar da coincidência do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, com o Carnaval, não há muito o que comemorar. Os números da violência são alarmantes e algo precisa ser feito para alterar este quadro. Esta não pode ser uma causa apenas das mulheres. É preciso um envolvimento de toda a sociedade", declara.
Conforme a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), localizada no bairro de Brotas, somente em janeiro de 2011 foram registrados 660 casos de violência doméstica, uma média de 20 denúncias por dia. No ano de 2010, registrou-se um total de 8.030 ocorrências. No país, o número foi de 326.693 casos registrados.