Salvador

MULHERES DO MST DERRUBAM CENTENAS DE PÉS EUCALÍPTOS DA VERACEL

Com informações do
Radar 64
| 28/02/2011 às 20:00
Com fações mulheres invadem fazenda da Veracel
Foto: RADAR 64
EUNÁPOLIS - Cerca de 1500 mulheres sem terra ocuparam, na manhã desta segunda-feira (28), uma fazenda de eucalipto de quase 2 mil hectares no município de Eunápolis. A invasão - que ocorreu por volta das 5h, faz parte do calendário comemorativo do Dia da Mulher, que será lembrando em todo o País pelo MST.

A Fazenda Cedros, que pertence à empresa Veracel Celulose, fica na região da Roça do Povo, a oito quilômetros do centro da cidade. As mulheres, usando facões e foices, derrubaram centenas de pés de eucaliptos e iniciaram a armação das barracas de lonas e o plantio de feijão e milho. Eles reivindicam a desapropriação da terra para a reforma agrária.

Segundo Evanildo Costa, dirigente regional do movimento, as mulheres passam por muitas dificuldades no Brasil e são as mais atingidas pelo que chama de 'agronegócio devastador', que na opinião dele é o produto de miséria e da fome, ‘que acaba atingindo os filhos das mulheres pobres'.

Foto: Adilson Fonseca 
As mulheres vieram de 26 assentamentos e 20 acampamentos do MST na região: Elas derrubam eucalipto
O movimento garante que esta é a primeira de uma série de ações que as mulheres do MST irão realizar nos próximos dias na Bahia. Ele salienta que 'o estado vem sendo explorado, com sua natureza devastada pelo eucalipto e outras monoculturas'.

O RADAR64 entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Veracel esta manhã para saber se a companhia vai entrar de imediato com pedido de reintegração de posse, mas foi informada que os diretores estão em reunião e que a empresa pode se manifestar sobre o assunto a qualquer momento.