Salvador

COMUNIDADE DE DOUTOR EM HUMILDES DE FEIRA JÁ TEM ÁGUA ENCANADA EMBASA

veja
| 24/02/2011 às 07:26
Em tubo de 20mm jorou a água encanada no Doutor de Humildes de Feira de Santana
Foto:
Transportar água potável para consumo próprio em baldes na cabeça deixa de ser um ritual diário para cerca de 1.200 pessoas residentes na comunidade de Doutor e de mais seis ruas da sede do distrito de Humildes. O sistema de abastecimento de água potável, implantado através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Embasa, foi inaugurado no início da noite desta quarta-feira (23). Além da comunidade de Doutor, o sistema de abastecimento de água também beneficia moradores das ruas Brasil, Manga, São Carlos, Fazenda Coqueiros, Travessa Graviola, Corredor de Silvio Costa e Corredor da Jaqueira.


Ao entregar o benefício à comunidade, simbolizado pela abertura de uma torneira onde jorrou água pela primeira vez na comunidade de Doutor, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou estar cumprindo compromisso assumido com a comunidade. Ele reconheceu a importância de fazer parcerias com o Governo da Bahia e observou que em algumas ruas da sede do distrito também não existia água encanada.

Representante da comunidade, o vereador José Marques de Messias, ressaltou a importância da conquista para os moradores do distrito e reconheceu o apoio do secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, para viabilizar o pleito. "Para o benefício vir, tivemos o apoio deste secretário. Ao longo de muitos anos, entraram e saíram prefeitos e só tivemos promessas. Mas foi com o prefeito Tarcízio Pimenta que conquistamos este importante benefício", afirmou.

O gerente regional da Embasa em Feira de Santana, Onias Neto, atestou a qualidade da água da Embasa, que é tratada e monitorada diariamente. "Aqui, neste ambiente de ar puro, o que faltava era a água tratada, o que agora é uma realidade. E tudo isto foi possível com a instalação de 11 mil metros de rede, atendendo 304 residências", observou.

A oferta de água potável para os moradores concretiza um sonho antigo da comunidade, que até então se abastecia com água barreta e sem tratamento, puxada de cisternas. "Acompanho todos os dias o sofrimento desta população, que não tinha água boa para beber. Agora a situação é outra, pois temos água de qualidade. E água é um bem que não pode ser substituído", frisou o presidente da Associação de Moradores das Comunidades do Fulô, Doutor, Onça e Barroquinha e ex-funcionário da Embasa, Carmelito Silva, ao recordar que algumas pessoas inclusive chegaram a afirmar que naquelas localidades nunca chegaria água encanada.

Representando o deputado estadual José Neto, o professor Aurelino Bento observou que a chegada da água de qualidade vai proporcionar mais saúde para os moradores, principalmente as crianças.  "Parabenizo o prefeito Tarcízio Pimenta por buscar o apoio do Governo do Estado para resolver problemas como o do abastecimento de água, através de convênio com a Embasa", ressaltou.

Durante a solenidade estiveram presentes os secretários de Comunicação Social, Fabrício Almeida; e de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes.