Nesta quinta-feira (24), o Colégio Miró realiza, pela primeira vez, o Encontro de Formação de Pais, numa conversa sobre os conflitos no cotidiano escolar de crianças e adolescentes. O evento é aberto ao público e gratuito. A palestra "Pró ele me empurrou e não quer brincar comigo" fica por conta da pós-doutora em Psicologia pela Universidade de Campinas (SP), Luciene Tognetta.
A equipe do Colégio Miró já vem desenvolvendo atividades com os alunos e professores da instituição, com o objetivo de cuidar dos conflitos no cotidiano, contribuindo para qualificar as relações pessoais. O corpo pedagógico entende que o processo de crescimento ocorre da melhor forma na medida em que o sujeito se sente acolhido e ouvido em suas demandas emocionais.
Indagações como "Porque nossos filhos estão mais agitados, impacientes, menos tolerantes com o outro?", ou ainda "Porque se desentendem e disputam com os colegas com mais frequência?" serão debatidas.
As inscrições ainda podem ser feitas pelo site: http://www.colegiomiro.com.br/2009/encontro-de-formacao-de-pais.asp
A palestrante - Luciene Tognetta é doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) tendo cursado parte do doutorado na Universidade de Genebra, Suíça. Professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e do GEPEM - Unesp desenvolvendo pesquisas relacionadas ao tema da afetividade e formação de personalidades éticas. Autora dos livros "A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola"; "A formação da personalidade ética e o trabalho com afetividade na escola" e do livro "Perspectiva ética e generosidade" pela Editora Mercado de Letras. Autora também do livro "Quando a escola é democrática - Um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola" juntamente com Telma Vinha e organizadora do livro "Virtudes e Educação: o desafio da modernidade". Coordenadora da coleção "Cenas do cotidiano escolar" pela mesma editora. Autora dos livros da coleção "Falando de sentimentos", pela Editora Adonis, que tratam do tema da afetividade e bullying na escola.