Salvador

SINDILIMP PEDE AJUDA PARA CATEGORIA NÃO SOFRER ACIDENTES DE TRABALHO

Veja
| 22/02/2011 às 10:11
O coordenador do Departamento de Saúde Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA), Edson Araújo, informa que o sindicato solicita a colaboração da população em relação à eliminação do lixo domiciliar ou residencial.
"Não temos em Salvador e região metropolitana um eficiente sistema de coleta seletiva. Isso, porém, não impede que cada morador contribua para evitar os graves acidentes que atingem os trabalhadores em limpeza, tantos os da limpeza urbana como os de asseio e conservação. Alguns acidentes ocupacionais ocasionam até mesmo incapacitação para o trabalho. Todos ganham com uma cidade mais limpa e com respeito aos trabalhadores em limpeza", disse.
 O Sindilimp-BA recomenda que em cada casa se acondicione bem vidros em geral quebrados, pontas de faca e outros metais para prevenção de acidentes de trabalho. "As mãos e os pés são as que mais sofrem com um acondicionamento mal feito. Mesmo utilizando equipamentos de proteção individual alguns acidentes são inevitáveis. O trabalho dos varredores e coletores de rua é considerado insalubre, em decorrência dos agentes biológicos presentes nos lixos recolhidos. Estudamos uma ampla campanha de conscientização orientando a população a separar adequadamente os resíduos, não jogando objetos cortantes e perfurantes nas ruas. Agindo assim, a integridade dos trabalhadores de nossa categoria conquista um grande e importante aliado", afirma Edson Araújo.
Outra preocupação apresentada pelo sindicalista diz respeito à utilização doméstica de seringas e agulhas médicas. "Muitas pessoas usam seringas descartáveis para aplicação de insulina, em caso de diabéticos.
Para diversas outras enfermidades também aplicações são feitas na própria casa. O não acondicionamento correto pode causar doenças como HIV-AIDS, tétano, infecção pelo vírus da hepatite B e hepatite C após exposição percutânea. Nossa categoria realiza seu trabalho social de defesa da saúde pública e do meio ambiente da melhor forma possível.