Salvador

PROJOVEM CERTIFICA 250 CONCLUINTES CURSO PROFISSIONALIZANTE EM ITABUNA

vide
| 21/02/2011 às 14:28
Apresentações culturais marcaram certificação de 250 jovens em Itabuna
Foto: Vinicius Borges
 

Apresentações culturais e homenagens marcaram a cerimônia de certificação do Ensino Fundamental e Qualificação Profissional de 250 alunos do Programa Federal Projovem Urbano, realizado no final de semana, no Centro de Cultura Adonias Filho. Entre os certificados, o aluno Abinadabe Alves de Mendonça, portador de deficiência visual foi homenageado por obter maior pontuação durante o programa. O encontro contou com a presença do secretário de Educação e gestor do programa, Gustavo Joaquim Lisboa, além da coordenadora pedagógica do programa, Jeovani Lima Costa e a coordenadora executiva, Alana dos Santos Souza.

        A abertura do encontro contou com a apresentação especial de dança de rua, com o grupo "Lobos de Rua", que atraiu os olhares do público para as coreografias. Em seguida, após a formação da mesa, os presentes acompanharam a execução dos hinos, nacional e de Itabuna. A entrega das certificações foi, ainda, antecedida pelas palavras do gestor da pasta educacional do município, que destacou a importância da execução do Projovem Urbano.

        Em um momento especial, de reflexão, alunos, integrantes do programa e o público prestigiaram a apresentação da cantora gospel, Mailanne Dantas. Logo depois, foram entregues cerca de 250 certificados simbólicos, que atendeu aos alunos que passaram pelo Programa de abril de 2009 a outubro de 2010. Entre eles, o jovem Abinadabe, que além de ser contemplado com dois certificados - em braile e comum, foi homenageado pela professora Alana Alcântara, que ressaltou a superação do aluno, apesar de ser um portador de necessidades especiais.

        Para a coordenadora executiva do Projovem, Alana Souza, o evento ganhou importância fundamental entre os realizadores do programa e os alunos, que garantiram a especialização tão sonhada. "Foi um momento festivo que coroou o trabalho dos professores, além da dedicação e empenho dos alunos, que souberam aproveitar a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental e de iniciação a Qualificação Profissional", declarou Alana Souza.

        As certificações originais estarão disponíveis a partir do dia 1º de março, das 8 às 17 horas, no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, localizado na rua Duque de Caxias, nº 244, centro de Itabuna.


Finalidade

        O Programa, com a duração de 18 meses ininterruptos, tem como objetivo oferecer ensino fundamental a jovens e adultos entre 18 e 29 anos que não tenham concluído o nível de ensino. Além do Ensino Fundamental - que inclui todo o material didático -, os alunos têm a sua disposição, programa de inclusão digital, qualificação profissional, bem como um auxílio, na quantia de R$ 100,00 mensal. Atualmente, cinco unidades de educação dão suporte ao Projovem, como o Colégio Lúcia Oliveira, Centro de Integração Social (Ciso), de Itabuna, Colégio Dom Ceslau Stanula, Colégio Ana Francisca e Colégio José Oduque Teixeira