Salvador

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SAÚDE CHEGOU AO LIMITE MÁXIMO

VIDE
| 20/02/2011 às 19:28
Há 13 anos, quase que todos os dias, nós exibimos na rádio Paiaiá FM deSaúde-Ba reclamações da população, contra a Embasa, por falta de fornecimento de água, ou até por cobranças de contas com altos valores, enfim, pela ausência de condições de servir bem aos consumidores daqui de Saúde, e região exemplo a cidade de Caldeirão Grande, que também sofre com este descaso.

Quem conhece os servidores da Embasa sabe muito bem da luta que estes homens desenvolvem para que a população seja abastecida, com sacrifício, inclusive, de suas horas de folga, de descanso.

Na verdade, o problema não está na incompetência dos gestores da Embasa e sim, na incapacidade da infra-estrutura do sistema, que foi construído aqui nos anos 90, pela prefeitura na gestão do ex-prefeito Severiano Alves, e que depois o município já em outra gestão passou para EMBASA ,e de lá para cá pouco investimento foi feito para melhorar o sistema. Enquanto isso, a infra-estrutura operacional da Embasa continua a mesma de quase 20 anos atrás, barragens secas tubulações quebrando, e o povo sempre a reclamar sem que a necessária ampliação do sistema aconteça, apenas há um sonho a ser realizado em breve,a água da Barragem de Pindobaçu, que abastecerá Saúde, Caém, e Jacobina.

Os trabalhos continuam meios que a passos de tartaruga, mais está indo. Mais e bom lembrar que o sistema regional de abastecimento de água está sendo contemplado com obras do PAC I (Programa de Aceleração do Crescimento), promovido pelo Governo Federal, com a construção de adutoras interligando cidades às barragens da região, sem, contudo, haver qualquer sinal de ampliação dos sistemas de distribuição doméstica, que inclui a ampliação das Estações de Tratamento existentes, ou construção de novas. A falta de infra-estrutura capaz de proporcionar o funcionamento ideal do sistema de abastecimento não é culpa de gestores da Embasa, e sim, da crônica falta de prestígio dos nossos políticos junto aos governos estadual e federal(Espacoaberto.net)