O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a partir de agora, graças ao Programa Saúde Não Tem Preço, todos os diabéticos e hipertensos do país terão acesso gratuito aos remédios referente ao tratamento em todas as Farmácias Populares do Brasil.
A ação vai possibilitar aos moradores de Camaçari, portadores destas doenças, uma economia considerável, pois terão acesso aos medicamentos na Farmácia Popular do Município, localizada no Centro da cidade.
O anúncio foi feito ontem (18/02) na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Canela, em Salvador, durante a entrega de 34 ambulâncias de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192), que irão beneficiar 14 municípios baianos, entre eles, Camaçari. O evento aconteceu na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Canela, em Salvador.
Para o prefeito Luiz Caetano, a iniciativa vai proporcionar uma maior segurança e rapidez ao atendimento pré-hospitalar do Município, além de significar o resguardo da população no caso de urgências e emergências.
Segundo o secretário de Saúde (Sesau) de Camaçari, Camilo Pinto, o Município agora conta com nove ambulâncias do Samu-192, sendo 7 de suporte básico e duas de suporte avançado. Além disso, a cidade ainda conta com 19 ambulâncias próprias.
Após a entrega simbólica das ambulâncias, o ministro Alexandre Padilha falou sobre a campanha contra a dengue deste ano. Ele pediu a colaboração dos prefeitos, deputados federais e estaduais, e vereadores para conscientizar a população através de campanhas de esclarecimento.
Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 80% dos focos do mosquito estão instalados nos domicílios do país. O ministro Alexandre Padilha ainda apresentou o cartão de suspeita da dengue, material que tem de estar disponível em todas as unidades de saúde do Brasil para ser entregue à pacientes com suspeita ou confirmação da doença. O governador Jaques Wagner aproveitou a oportunidade e pediu aos gestores baianos que se empenhem na luta contra a dengue e mobilizem suas regiões.
O encontro, que aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, ainda tratou da conscientização sobre a doação de transplantes de órgãos. De lá, a comitiva seguiu para a inauguração da Farmácia Popular - escola da UFBA , no bairro do Canela. Em seguida, foi realizada a inauguração da sede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus -BA), bairro da Federação.