O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, também presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), recebeu hoje (17/02), das mãos do governador Jaques Wagner, a medalha do Mérito Policial pelo trabalho de apoio e parceria que desenvolve e mantém com as polícias Militar e Civil em Camaçari. A homenagem aconteceu na Vila Militar do Bonfim, em Salvador, durante a solenidade festiva pelos 186 anos da PM.
Foram concedidas 44 medalhas, e dentre outros homenageados estavam o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o secretário da Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, o assessor-geral da Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado (Agecom), Robinson Almeida, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o vice-almirante Carlos Autran de Oliveira, o coronel-aviador Ary Soares Mesquita e o procurador de Justiça, Wellington César, além das entidades Afoxé Filhos de Gandhy e Comando do 2º Distrito Naval.
"Meu esforço é melhorar as condições de trabalho da PM, ampliando os seus quadros, como estamos fazendo", disse o governador, que espera entregar neste segundo mandato um sistema de segurança mais equipado. Ele afirmou que os policiais militares devem se aproximar cada vez mais do povo. Segundo Wagner, essa ação de aproximar a corporação do povo é um conceito moderno de policiamento, que está sendo possível por meio de uma parceria com o governo federal, via Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). "Não acredito que a polícia possa cumprir seu papel se não for abraçada pela comunidade, e vice-versa".
Ações sociais
.
Orgulhoso, o prefeito Luiz Caetano salientou que a medalha é uma forma de reconhecimento pelo apoio que a Prefeitura de Camaçari dá à segurança pública do Município, com ações que vão desde a instalação de câmeras de monitoramento eletrônico até ajuda de custo para combustível e alimentação de policiais. "Esse é mais um prêmio para o povo de Camaçari", afirmou.
Na festa pelos 186 anos da Polícia Militar, parte da história da instituição foi lembrada, principalmente a criação, em 17 de fevereiro de 1825, por ordem de D. Pedro I. O inicial Corpo de Polícia, com seus 238 integrantes, se transformou na Polícia Militar do Estado da Bahia, hoje com mais de 32 mil policiais, atuando em todos os 417 municípios do Estado.
Sob a data, o governador do Estado enfatizou a paixão que tem pela tradição militar e reforçou a necessidade de se manter o conjunto de valores que fundamentam a atividade policial. Ele também falou de novos investimentos e melhorias. "Neste segundo mandato, vamos trabalhar por um sistema de segurança ainda melhor, mais preparado e equipado, da forma como a população merece", completou Jaques Wagner.
O comandante geral da PM, coronel Nilton Vasconcelos, aproveitou para parabenizar a corporação e afirmou que uma das filosofias de trabalho é continuar aproximando a polícia da comunidade, uma vez que as ações policiais devem refletir em favor da sociedade e da segurança pública.
Além das autoridades políticas e personalidades, policiais também foram agraciados com a medalha do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica, honraria entregue a aqueles que se distinguiram no cumprimento do dever policial-militar.