O bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, emocionou as centenas de pessoas que foram recepcioná-lo, ontem (15), no Teatro da Cidade do Saber. "Estou muito feliz por estar em Camaçari, cidade com grande expectativa de crescimento. A tarefa principal do meu episcopado será testemunhar a beleza e alegria da presença de Deus em nós", disse Dom Petrini.
Durante a recepção, o bispo elogiou a estrutura da Cidade do Saber e disse que a população do Município "é privilegiada por contar com um espaço como este". Dom Petrini ainda falou um pouco sobre sua trajetória na Igreja Católica.
O prefeito Luiz Caetano, ao saudar a chegada do primeiro bispo do Município, contou que há 6 anos, quando assumiu a administração municipal, a cidade contava com o Pólo Industrial bastante desenvolvido, mas o comércio local e a área social eram esquecidos. Na época, a Igreja Católica já realizava um importante trabalho na cidade e não possuía reconhecimento.
Ele aproveitou a ocasião e agradeceu ao Padre Jorge Bomfim, pároco do Município desde 2003, pelo trabalho desenvolvido. Caetano falou também que a chegada de Dom Petrini reforça ainda mais a religiosidade do povo camaçariense. Ao final, o prefeito entregou a chave da cidade ao novo bispo.
Visivelmente emocionado, Padre Jorge declarou que "este é um momento especial para a comunidade católica do Município. Foi no dia 15 de dezembro último que recebemos, com muita alegria, a notícia da criação da Diocese de Camaçari".
A partir de agora, o padre Jorge Bomfim assumirá a paróquia do município de Salina das Margaridas, mas prestará assistência ao bispo Dom João Carlos Petrini por um ano, período da transição da Diocese de Camaçari.
A representante do Instituto de Vida Consagrada da Diocese de Camaçari, irmã Claudiana Bispo, acredita que Dom Petrini irá realizar um trabalho maravilhoso no Município. Ela também fez questão de parabenizar o padre Jorge pelo trabalho implantado no Município. Segundo o representante leigo das Cinco Paróquias de Camaçari, Raimundo da Paixão, a Diocese será muito próspera sob o comando do bispo Petrini.
O evento lotou o Teatro da Cidade do Saber e contou com a presença de padres do Município e dos católicos da Catedral e das paróquias, São Thomé (Gleba E), Santana (Gleba A), São Bento (Monte Gordo) e Divino Espírito Santo (Vila de Abrantes). Ao final dos pronunciamentos foi realizado um coquetel no Foyer do Teatro da Cidade do Saber.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na recepção do bispo, o presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Zé de Elísio (PTdoB), o vereador Alfredo Andrade (PSB), os secretários de Governo, Francisco Franco, da Administração, Ademar Delgado, da Educação, Luiz Valter Lima, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, da Habitação, Djalma Machado, e da Cultura, Vital Vasconcelos, do Esporte e Lazer, Raimundo Blumetti, dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, e da Promoção da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo.
O evento ainda contou com a participação da diretora do Hospital Geral de Camaçari (HGC), Dorilda Vasconcelos, da diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, e o coordenador do Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc), Augusto de Paula.