Salvador

JORNADA PEDAGÓGICA ABRE ANO LETIVO NO MUNICÍPIO DE CACULÉ

Veja
| 10/02/2011 às 14:54
Professores assistindo a abertura da jornada
Foto: Ascom de Caculé

Entre os dias 01 e 03 de fevereiro de 2011, os professores da rede municipal de ensino de Caculé participaram da Jornada Pedagógica que trabalhou o tema "As necessidades da escola a partir de seus limites e avanços", sendo possível debater a importância da parceria entre Escola e Família na educação dos alunos e na formação de cidadãos conscientes, além de possibilitar a avaliação dos obstáculos e avanços vividos em 2010 e o planejamento de metas para um melhor desempenho no ensino em 2011.
Preparada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, a Jornada Pedagógica alcançou avaliação satisfatória dos participantes. Para Carla Rosângela Miranda Frota, professora da Escola Vespasiano Filho, a Jornada foi maravilhosa, "destaco a possibilidade que tivemos de trabalhar os temas propostos dentro da nossa realidade, uma vez que os facilitadores este ano foram os integrantes da coordenação das escolas. Discutimos entre nós os nossos desafios e buscamos juntos as metas e ações para melhorarmos." Destacou a professora.
A abertura da Jornada Pedagógica, em 01 de fevereiro, teve participação especial do Padre Gilvan Pereira Rodrigues, que palestrou sobre "A vulnerabilidade do EU à autonomia do SER." A Mestre e doutora em Educação pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, Profª. Edilene Eunice C. Maioli, deu a sua contribuição falando sobre "Profissionalidade, Carreira e Docência". Nos dias 02 e 03 de fevereiro, os professores se reuniram em grupos para trabalharem a "Função Social da Escola", com análise de dados dos anos anteriores (aprovação, reprovação, índices do IDEB), ajuste do Projeto Político Pedagógico - P.P.P., apresentação da matriz curricular e do regimento escolar. A Culminância aconteceu na Escola Vespasiano Filho, no dia 03 de fevereiro, com a apresentação das discussões relevantes, planejamentos e considerações finais.
Para a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Prof. Adailde Teles, a Jornada Pedagógica 2011 diferenciou dos anos anteriores e atingiu o objetivo proposto de avaliar as atuações de forma mais local. "Foi um momento único e muito importante. Estivemos reunidos avaliando, ouvindo os colegas, conhecendo novas experiências e planejando ações a partir dos nossos limites e avanços". Concluiu a Secretária Municipal.