Salvador

DOM JOÃO CARLOS PETRINI CHEGA EM CAMAÇARI TERÇA-FEIRA

Veja
| 10/02/2011 às 19:38
O bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, chega ao Município na terça-feira (15/02). Ele será recepcionado no Teatro da Cidade do Saber pela comunidade católica, autoridades políticas e representantes de diversos segmentos da sociedade. O evento será apenas para convidados e abre um ciclo de atividades relativas à posse do bispo.
Entre as ações está o ato de Ação de Graças a Deus pela vida e o ministério do Padre Jorge Bomfim, que será realizado na quinta-feira (17/02), às 17h, assim como a solenidade de posse do bispo e a instalação da Diocese, marcados para sábado (19/02), a partir das 15h. 
A homenagem ao Padre Jorge será prestada na Catedral São Tomás de Cantuária, em função do trabalho desenvolvido pelo pároco em Camaçari desde 2003, que culminou na criação de 18 igrejas, três paróquias e da Diocese. No sábado (12/02), o padre Jorge assume a paróquia do município de Salina das Margaridas, no entanto, ele prestará assistência ao bispo Dom João Carlos Petrini por um ano, durante a transição da Diocese de Camaçari.
A solenidade de posse do bispo e a instalação da Diocese, marcados para sábado (19/02), serão realizadas, no primeiro momento, às 15h, na Catedral São Tomás de Cantuária e, em seguida, por volta das 16h, será celebrada uma missa solene no Estádio Armando Oliveira.
O ato de posse na Catedral será reservado e vai contar com a participação de 40 bispos de todo o Brasil, do Núncio Apostólico (representante do Papa), Dom Lorenzo Baldisseri, de 70 padres, 100 católicos representantes das cinco paróquias de Camaçari, além de autoridades políticas de Camaçari, Dias D'Ávila, Candeias, Madre de Deus, Simões Filho, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe e Terra Nova, municípios que integram a Diocese.   
Como não tem condições de toda a população participar da cerimônia na Catedral, o ato será transmitido via rádio para o público presente no Estádio Armando Oliveira. No local, as atividades começam com orações, a partir das 14h, e serão encerradas com uma missa solene. A expectativa é de que 15 mil pessoas participem do evento.
 
 
Recepção
 
A recepção do bispo será simples e discreta. Prevista para começar às 18h, com o pronunciamento do padre Jorge Bonfim, que fará a apresentação do bispo Dom João Carlos Petrini ao povo de Camaçari, cidade-sede da Diocese, a cerimônia contará ainda com a participação do prefeito Luiz Caetano que fará a entrega de um símbolo do Município a Dom Petrini.
Após os pronunciamentos, haverá um momento de oração e, em seguida, o bispo Dom João Carlos Petrini dará a benção aos presentes e à Camaçari. O evento vai contar com a participação de 600 pessoas, dentre elas, a comunidade católica das paróquias da Catedral, São Thomé (Gleba E), Santana (Gleba A), São Bento (Monte Gordo) e Divino Espírito Santo (Vila de Abrantes).  
A partir de terça-feira (15/02), o bispo se instala na residência episcopal, situada na rua 5ª do Parque, no bairro da Gleba B, na sede de Camaçari.