Salvador

APAGÃO DEIXA PARTE SALVADOR SEM LUZ E IVETE FAZ SHOW COM GERADORES

vide
| 04/02/2011 às 06:26
'Não há treva onde há luz', disse Ivete Sangalo depois de se apresentar em Salvador
Foto: Antonio Saturnino

Um apagão atingiu parte do Nordeste do país na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta (4). Há relatos de escuridão em pelo menos oito estados: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte.


De acordo com a Globo News, houve registro de problemas em uma linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

Ainda segundo a Globo News, os sistemas de três usinas (Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga) tiveram de ser desarmados.


Em Salvador, o blecaute ocorreu às 23h20 (horário local) e atrasou o show de Ivete Sangalo no palco do Festival de Verão. A energia voltou por volta de 1h35.

De acordo com a Coelba, Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, todos os clientes afetados pelo apagão já tiveram o fornecimento normalizado. Ainda não há informações sobre o número de pessoas prejudicadas.


As Companhias Energéticas do Rio Grande do Norte (Cosern) e de Pernambuco (Celpe) também afirmam que a situação já foi normalizada nos estados.

Segundo a Coelba, o problema pode ter ocorrido na transmissão ou na geração de energia elétrica, que é responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Até as 8h (horário de Brasília) desta sexta-feira, a ONS ainda não tinha informações oficiais sobre o apagão.

SHOW DE IVETE

Não há treva onde há luz", disse a cantora Ivete Sangalo depois de se apresentar no palco principal do Festival de Verão, na madrugada desta sexta-feira (4), em Salvador. Antes do show, um blecaute atingiu parte do Nordeste do país. Na capital baiana, o apagão começou às 23h20 (horário local) de quinta-feira (3) e atrasou o show de Ivete.


De acordo com a Globo News, houve registro de problemas numa linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Ainda segundo a Globo News, os sistemas de três usinas (Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga) tiveram de ser desarmados.


A apresentação de Ivete só foi possível porque os geradores da organização do evento foram acionados. Segundo João Gomes, da direção do Festival de Verão, nenhum dos shows programados para os seis palcos da arena foram cancelados. Por volta de 1h35, a energia foi restabelecida, mas ainda permanecia instável.

Segundo a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), o problema pode ter ocorrido na transmissão ou na geração de energia elétrica, que é responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com o coronel Walter Leitte, comandante da Polícia Militar da Bahia, o efetivo de mil homens da corporação, que havia sido deslocado para o policiamento do festival foi reforçado por mais 100 homens armados e 30 carros de polícia. O objetivo da medida é garantir o retorno das pessoas que estiveram no evento para suas casas.

Ivete Sangalo se apresenta depois de blecaute (Foto: Eduardo Freire/Divulgação)Ivete Sangalo se apresenta depois de blecaute (Foto: Eduardo Freire/Divulgação)

O show de Ivete
Quando o relógio apontou 0h20 desta sexta-feira (horário local), Ivete subiu ao palco e começou sua apresentação. Ela começou com o hit "Acelera aê".

"Estou aqui como artista e como cidadã. Se a organização do evento disser que há condições de se realizar o show, eu farei. Se me disserem que não tem, eu vou obedecer. Por enquanto, eu vou para o palco levar a minha energia, que não é a energia elétrica, mas a energia do sol", disse a cantora ao G1,enquanto se dirigia ao palco. "Eu levei a luz do sol para esse público maravilhoso, que é quem faz essa festa acontecer", disse ela depois da apresentação.

A falta de energia aconteceu minutos depois da apresentação da banda Jota Quest, que teve a participação de Carlinhos Brown. Antes ainda, o cantor Belo dividiu o palco do Jorge Vercilo.

Ivete Sangalo se apresenta depois de blecaute (Foto: Edgar de Souza/Divulgação)Ivete Sangalo se apresenta depois de blecaute (Foto: Edgar de Souza/Divulgação)