Salvador

PARÓQUIA DA PITUBA CONVOCA PARA CAMINHADA PELA PAZ

Veja
| 28/01/2011 às 08:37
Salvador, a terceira cidade mais violenta do Brasil, registrou 1.638 homicídios em 2010, segundo a Secretaria de Segurança Pública. 75,3% da população da capital tem medo de sair nas ruas. Este índice leva Salvador a ocupar o segundo lugar em sensação de insegurança, de acordo com os dados coletados pelo estudo Características da Vitimização e do Acesso à Justiça no Brasil, do Pnad 2009-IBGE. São com esses números entalados e com um desejo imenso de ter paz, que a Paróquia Nossa Senhora da Luz organiza uma Caminhada pela Paz. O evento está marcado para o próximo dia 30, às 16 horas, com saída da praça Nossa Senhora da Luz.
A caminhada pretende reunir cerca de 4 mil pessoas. Todos com o mesmo sentimento, devolver a paz à cidade. Com a ajuda de um trio elétrico, os fiéis sairão pelas ruas do bairro, cantando, orando e protestando contra a violência. "Estamos todos machucados e angustiados com tantas mortes, tantas vidas ceifadas prematuramente, precisamos fazer algo. A caminhada é o nosso protesto, a nossa insatisfação com essa realidade", diz frei Rogério Soares, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz.
A caminhada percorrerá a Manoel Dias, fará o retorno na rua Pará, voltando assim, pela orla, para a praça, onde acontecerá uma missa campal, às 19 horas, presidida por padre Joãozinho, cantor e compositor. 1.638 rosas serão levadas durante o evento, representando as vítimas da violência em 2010.
Festejos da padroeira - o evento do domingo faz parte dos festejos a Nossa Senhora da Luz. A novena em honra à padroeira começou dia 24 de janeiro e finaliza no dia 1º de fevereiro. A grande festa a Senhora da Luz será no dia 2 de fevereiro e começará logo cedo com alvorada e terço às 4h30 da manhã, na praia da Pituba, seguida, às 5 horas, pela tradicional missa com a participação dos pescadores e celebrada por Dom Gregório Paixão. Após a celebração, a imagem segue para o alto-mar junto com os barcos de pesca. A missa festiva será celebrada por D. Geraldo Majella Agnelo, às 19 horas, na Igreja Matriz.