Salvador

ITACARÉ CELEBRA SEUS 279 ANOS COM MISSA E SHOWS MUSICAIS

Vide
| 27/01/2011 às 15:03
As comemorações por mais um aniversário de Itacaré foram iniciadas por volta das 5 horas da manhã desta quarta-feira, 26, com uma alvorada pelo centro da cidade. Mais tarde, por volta das 10 horas, na Igreja São Miguel Arcanjo, uma missa solene foi celebrada pelo padre Eliseu.
Construída em 1723, a Igreja é uma das mais antigas do Brasil e, no ano passado, tornou-se o primeiro bem de Itacaré tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) como patrimônio do estado.
Durante a missa, o padre Eliseu afirmou que todos têm compromisso de fazer de Itacaré uma cidade melhor para atual e as próximas gerações. Ele destacou que, não só poder público, mas toda a comunidade tem obrigação com o meio ambiente, educação, saúde, enfim, com a paz e preservação das riquezas de Itacaré.
Além de centenas de fiéis, a missa foi acompanhada pelo prefeito Antônio de Anízio, secretários municipais, representantes da Polícia Militar e vereadores.
 
Obras
Antônio de Anízio afirmou que Itacaré está no rumo certo e que nos próximos meses o município ganhará um pacote de obras realizadas com recursos próprios. "Estamos investindo em diversos setores, com destaque para o social e para a infraestrutura do município", disse o prefeito. 
            Nesta quarta-feira, dia em que Itacaré completa 279 anos de emancipação política e administrativa, três bandas fazem a festa na Praça São Miguel. Trio da Huanna, o Trukky e Pagodence se apresentam a partir das 22 horas. A festa será aberta pela banda Trio da Huanna e depois o Trukky grava o seu primeiro DVD.
           
História
Itacaré teve a sua colonização iniciada por portugueses em 1530, com as capitanias hereditárias. Durante o período de colonização, os ataques de índios das tribos gueréns e tupiniquins foram constantes.
Mais tarde vieram os jesuítas e batizaram o local de São Miguel da Barra do Rio de Contas, construindo a primeira capela na década de 1720.  Foi o jesuíta Luis da Grã quem comandou a construção da capela em honra a São Migue.
O povoado veio a se tornar município em 1732, por determinação da Condessa do Resende e donatária da capitania de Ilhéus, Dona Maria Athaíde e Castro. Naquele mesmo ano, a localidade ganhou o nome de "Itacaré".