Salvador

SEGUNDA FEIRA CULTURAL DO CANAL DO IMBUÍ VAI SER DIAS 29 E 30 JANEIRO

vide
| 22/01/2011 às 11:23

A segunda edição da Feira Cultural no Canal do Imbuí, dias 29 e 30 de janeiro, das 16h às 21h, tem como novidades na praça a concessão do salvador card aos usuários, a mostra do vídeo sobre o sistema de transporte de massa BRT (Bus Rapid Transit), com previsão para operar em 2013 já na Copa das Confederações e a oficina de skate para quem tem entre 6 e 12 anos, com distribuição de brindes.

Além disso, o Instituto Mauá aumentou para 60 o número de barracas de artesanato, com participação de artesãos do Imbuí; tem ainda lançamento de livro infantil da escritora Fabiana Barroso e da Editora Xaxado, apresentação de capoeira, teatro, história em quadrinhos, samba de roda (grupo Botequim) e culinária.

Moradores do Imbuí, Boca do Rio, Pituaçu, Patamares, Costa Azul e Stiep aprovaram a feira realizada em dezembro, levando a organização do evento a firmar parceria com o Instituto Mauá e Prefeitura de Salvador para a continuidade do projeto na praça. A idéia agora é promover a Feira Cultural todos os meses, de acordo com o calendário do Mauá e apoio do poder público e da iniciativa privada.


Para o jornalista Alberto Sobral, morador do bairro e organizador da Feira Cultural e da Corrida de Rua do Imbuí (que acontece em março), as praças de Salvador precisam ser ocupadas com atividades que atraiam crianças, adolescentes e idosos, "pois somente assim será possível construir na prática uma política de integração das pessoas, uma convivência mais harmoniosa entre os cidadãos". 


O superintendente da Desal, Euvaldo Jorge, também morador do Imbuí, afirma que realização da Feira constitui uma excelente oportunidade para se conscientizar a população a preservar o patrimônio público que é a Praça do Canal. "Aqui", diz ele, "governo e prefeitura investiram muitos milhões em urbanização, drenagem e saneamento, para oferecer melhor qualidade de vida a todos. Agora temos o dever como cidadãos de fiscalizar e cuidar".

Apóiam esta iniciativa a Prefeitura de Salvador, colégio Gregor Mendel, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Editora Xaxado, com patrocínio da Embasa, Salvador Card, Brasilgas e Secult.