Baseando-se no princípio de que é melhor prevenir do que remediar, a Superintendência de Conservação e Obras Públicas - SUCOP - vem se antecipando à Operação Chuva com um trabalho de prevenção, realizando a limpeza de canais e a drenagem pluvial da cidade, que proporcionarão melhor velocidade no escoamento, aumentando com isso os canais de vazão da cidade.
Esse trabalho vem sendo realizado desde o início da administração João Henrique, através da administração direta, com contratação de empresas. "Estamos viabilizando a captação de recursos fora da Prefeitura visando cumprir toda a nossa programação para melhoria da manutenção e conservação da cidade", informa Sosthenes Macedo, superintendente da Sucop.
A Sucop vem desenvolvendo essas ações preventivas para que, ao chegar o período do inverno, os canais estejam limpos e as redes pluviais desobstruídas, evitando assim os alagamentos que tanto prejudicam a vida da população. Desde o final do ano passado a Sucop vem limpando os canais, dentre os quais Jaguaribe, Trobogy, Jardim Placaford, Paulo Jackson, Xangô, Av. ACM (no trecho entre Iguatemi e Comercial Ramos), Estrada Velha do Aeroporto, Harmonia, Sovaco da Cobra (Arenoso), Vale dos Barris (Reitor Miguel Calmon), Passa Vaca (Piatã), Wanderley de Pinho (Itaigara), Jardim das Margaridas, Santa Mônica, Baixão do Luiz Anselmo, Baixa do Calabetão, Av. Orlando Gomes, Av. Gal Costa, Rua do Bispo (Itapuã), Aguar Claras, Castelo Branco (Dom Avelar), Conj. Parque de Pirajá, Costa Verde (Piatã), Mussurunga, Osório Vilas Boas (Pirajá, Parque da Cidade, Paraguarí (Periperi), Rio do Cobre (São Bartolomeu).
Além de evitar alagamentos e amenizar os efeitos da chuva, a limpeza de canais objetiva também eliminar focos de pernilongos, muriçocas e de outros vetores, como ratos, para evitar a leptospirose. Esses problemas são verificados principalmente nos bairros periféricos e na região do subúrbio ferroviário, cuja população convive com alagamentos seculares devido à falta de infraestrutura nos bairros.
Parceria com a população
De acordo com Sósthenes, a conscientização da população é indispensável ao sucesso do trabalho de limpeza. "O mais importante no nosso trabalho é conscientizar a população de não jogar lixo nos canais e entender que a conservação é um trabalho conjunto entre a Prefeitura e a comunidade.", explica o gestor do órgão. A retirada desses materiais acarreta maior gasto de recursos que poderiam ser utilizados em outros serviços de melhoria para essas mesmas comunidades.
Durante a limpeza, são encontrados os mais diversos tipos de materiais, desde garrafas plásticas até fogões, pneus, camas e sofás. Nesse sentido, a administração João Henrique vem fazendo um trabalho de conscientização. As campanhas educacionais pretendem fazer com que a sociedade observe os prejuízos decorrentes desses atos que, se não corrigidos, acarretam em muitos danos à cidade.