Salvador

ALAGOINHAS: PREFEITURA DÁ ASSISTÊNCIA POPULAÇÃO ATINGIDA POR CHUVAS

vide
| 13/01/2011 às 18:21
Servidores da Prefeitura fazem limpeza no bairro Mangalô
Foto: Amilton André
    As chuvas deram uma trégua nesta quinta-feira em Alagoinhas e a situação das comunidades atingidas pelas águas já se mostra melhor. A Prefeitura continua prestando assistência às famílias que tiveram suas casas invadidas, mantendo todos acolhidos, alimentados e em segurança. Os bairros mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias foram o Mangalô, Teresópolis, Jardim Petrolar, Pedro Braga, Alagoinhas IV, Silva Jardim e Riacho do Mel. Também houve ocorrências de ruas alagadas e problemas semelhantes na entrada da cidade, na Avenida Juracy Magalhães e no entorno da Rodoviária. O número de desabrigados chegou a 150 só na Rua São José, no Mangalô. No total, cerca de 200 pessoas tiveram suas casas invadidas pelas águas em toda cidade.

         As equipes das secretarias municipais continuam acompanhando as famílias e realizando o cadastramento e a limpeza dos locais. Todas as famílias que ainda estão com suas casas comprometidas continuam abrigadas em hotéis, pousadas, escolas ou casas de parentes e amigos. Na manhã desta quinta-feira, os moradores da Rua São José estiveram reunidos com representantes da empresa JNunes, buscando as devidas providências que precisam ser realizadas no local. Todas as medidas estão sendo tomadas a fim de minimizar ao máximo o transtorno das famílias envolvidas nesta situação que vem causando transtornos não só em Alagoinhas, mas também em diversas cidades do Estado e do país. A empresa JNunes, responsável pela construção de 1.400 casas do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, no bairro do Mangalô, está arcando com todas as despezas.


A Secretaria de Assistência Social - SEMAS está cuidando da proteção dos desabrigados e do fornecimento de alimentos e água potável para todas as famílias, além da doação de colchões e apoio psicológico. A equipe da Assistência também está realizando o cadastramento das famílias, o que facilitará no posterior ressarcimento dos prejuízos materiais, sobretudo dos moradores da Rua São José, que tiveram a infraestrutura de suas residências comprometida pela invasão das águas, com perda de móveis e eletrodomésticos.

          Equipes da Secretaria de Saúde - SESAU e da Vigilância Epidemiológica também estiveram nos locais atingidos, prestando atendimento e esclarecendo a população sobre as formas de se proteger contra doenças como leptospirose e hepatite, além de distribuírem hipoclorito de sódio aos moradores. O produto possui ação desinfetante, sendo capaz de eliminar germes e bactérias presentes nas hortaliças, verduras, legumes e frutas. Ele também tem ação oxidante, sendo usado para limpeza e esterilização doméstica de superfícies, como pias, banheiros, cozinha e em roupas.