Salvador

SERVIDORES DA CÂMARA DE VEREADORES DE SALVADOR PROMOVEM AÇÕES SOCIAIS

vide
| 08/01/2011 às 20:23
Stela da Silva Araújo, ao fundo, e a turma da arte de ikebana, arranjos florais
Foto: DIV

Além do importante papel que desempenham nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, muitos servidores se destacam pelo engajamento em trabalhos comunitários e de prestação de serviço voluntário à população. Na Câmara Municipal de Salvador, que reúne 194 efetivos, além de assessores parlamentares, essa é uma prática recorrente e servidores também desenvolvem atividades junto a comunidades carentes e militam em defesa de direitos sociais.


Não é à toa que os chamados "servidores-cidadãos" acabam envolvendo e contando com o apoio e colaboração dos colegas de trabalho. Tal dedicação desperta o orgulho de pessoas próximas e familiares, além de ser exemplo de cidadania.


Em sua rotina diária, os servidores do Legislativo Municipal de Salvador dão apoio técnico e administrativo à atuação parlamentar, através de atividades como a revisão e digitação de proposições legislativas, a elaboração de processos de empenho, a preparação de licitações, a taquigrafia de discursos e a confecção de inventário de bens e balanços financeiros.


Pratas da casa


Além de todas as funções inerentes ao cargo, alguns servidores da Câmara dedicam parte de seu tempo às ações solidárias. Este é o caso de Florismar Pereira, gestora da Coordenação Financeira. "Onde moro, na comunidade do Capelão, em Lauro de Freitas, as famílias são muito carentes. Arrecadamos alimentos e roupas o ano inteiro e distribuímos para amenizar a dor dos que não têm o mínimo para prover sua família", conta ela. José Rodrigues, da Diretoria Financeira, repassa à colega suas doações e estimula a iniciativa.


Já Stela da Silva Araújo, da Coordenação da Taquigrafia, é bem conhecida na Câmara por suas habilidades com a arte da Ikebana, arranjos florais de origem japonesa. "Sou voluntária no Hospital Aristides Maltez há 15 anos. Com a Ikebana levo a beleza, a humanização e a harmonização do ambiente que acolhe os portadores de câncer", declara.


Stela também realiza a técnica há seis anos na Coordenação de Fisioterapia da Faculdade Baiana de Medicina. Ela já ministrou oficinas para as crianças abrigadas do Centro Nova Semente, em Mata Escura, e para os internos da Instituição Cristã de Amparo ao Jovem (Icaj), em Brotas.


Para além deste caráter assistencial, Paulo Araújo, da Coordenação de Expediente, participa ativamente da vida comunitária do bairro do Rio Vermelho e defende a preservação ambiental. "Como síndico, levei para o meu prédio a campanha que a Câmara apoia em parceria com a organização não- governamental Paciência Viva e doamos papel reciclável e jornal. A adesão dos vizinhos foi ótima", afirma.

Com uma comissão da associação de moradores do bairro, Paulo acionou o Ministério Público para obter medidas compensatórias devido ao impacto ambiental causado pela construção de um prédio de 15 andares no bairro. Além disso, o servidor contribui com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc) e estimula a solidariedade entre os colegas.


Muitos outros servidores, de forma anônima, expressam sua solidariedade realizando periodicamente doação de sangue como Milton Campos, da Segurança, ou apoiando campanhas de doação de alimentos para desabrigados das chuvas promovidas pela Câmara, como Marco Bahia, da Ouvidoria.