vide
Novo sanitário do Setps no final de linha de Vilas do Atläntico, instalado hoje
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Passada a primeira semana de 2011, o governador Jaques Wagner (PT) ainda não sinalizou com maior nitidez novas ações do seu governo para o período até 2014. Há de se dizer que, governo novo; vida nova. E como estamos também diante de um novo governo federal, ainda que de continuidade, esperava-se do governador algo de inovador para seu segundo mandato. Mas, até agora, nada aconteceu.
2. É provável que o governador esteja concluindo o processo de mudanças que acontecerá em sua equipe para então, só aí, situar o que pretende fazer ainda que já se saiba de algumas coisas como a construção da Fiol, a ponte Itaparica-Salvador, novos hospitais, a continuidade do TOPA e assim por diante. Mas, a expectativa da população que elegeu Wagner pela segunda vez é de algo mais.
3. O ano entrou com a área da segurança pública, calcanhar de Aquiles do Governo, vulnerável e trazendo desgastes à imagem do governo e da Bahia. Em uma semana, crimes envolvendo delegados de Polícia e familiares, assaltos a bancos no interior do estado e mais mortes de jovens PPP - pobres, pretos e da periferia. O governador fica bastante abatido com essas cenas e disse durante sua fala na Assembleia que a segurança será uma das prioridades do seu governo.
4. É de se dizer que a SSP encontrou o ponto de equilíbrio com seus gestores, o secretário César Nunes, o comandante da PM, coronel Nilton Mascarenhas, e o chefe de Polícia, Joselito Bispo, os quais estão entrosados e falando a mesma linguagem. Mas, ainda assim, iniciaram 2011, sem anunciarem algo mais para proteger à sociedade, salvo a Operação Verão e o caveirão da PM.
5. Alguns pontos críticos de Salvador, e a Polícia sabe disso, continuam tão desprotegidos como antes, caso, por exemplo, da área adjacente do campus da UCSAL, onde aconteceu o assassinato do filho de uma delegada. Frequentemente estudantes são assaltados ali, e, recentemente, 9 perderam celulares numa ação comandada por dois motociclistas.
6. A Polícia não pode fazer tudo. Essa é uma constatação óbvia. Mas, alguns pontos são manjados na capital, de uso frequente de assaltos e crimes, e a Polícia poderia fechar o cerco nesses locais. É só organizar ações e pronto. Nos finais de semana, outro exemplo, é raro vê-se um patrulamento na AVenida Paralela que é onde tem o principal fluxo de veículos. São milhares de pessoas que se dirigem ao Litoral Norte e nada. Policial só na Estrada do Coco depois de Jauá.
7. É isso: o governo precisa está mais presente junto à sociedade. Vamos aguardar os próximos passos do governador Jaques Wagner que é o comandante supremo de todas essas atitudes.
**
8. Além do importante papel que desempenham nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, muitos servidores se destacam pelo engajamento em trabalhos comunitários e de prestação de serviço voluntário à população. Na Câmara Municipal de Salvador, que reúne 194 efetivos, além de assessores parlamentares, essa é uma prática recorrente e servidores também desenvolvem atividades junto a comunidades carentes e militam em defesa de direitos sociais.
9. Não é à toa que os chamados "servidores-cidadãos" acabam envolvendo e contando com o apoio e colaboração dos colegas de trabalho. Tal dedicação desperta o orgulho de pessoas próximas e familiares, além de ser exemplo de cidadania.
10. Em sua rotina diária, os servidores do Legislativo Municipal de Salvador dão apoio técnico e administrativo à atuação parlamentar, através de atividades como a revisão e digitação de proposições legislativas, a elaboração de processos de empenho, a preparação de licitações, a taquigrafia de discursos e a confecção de inventário de bens e balanços financeiros.
11. O bloco independente de 6 vereadores sob a liderança de Alcindo da Anunciação se reuniu neste sábado durante um café da manhã e redigiu um documento para ser entregue ao presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho, PMDB, se posicionando politicamente e exigindo algumas ações da Prefeitura de Salvador.
12. A coleta de cães de rua para castração gratuita continuou neste sábado, 08, no Rio Vermelho. A Kombi da Associação Célula Mãe esteve no Mercado do Peixe recolhendo os animais sem domicílio para serem esterilizados em uma clínica conveniada, localizada em São Cristóvão.
13. Após a cirurgia, os animais ficarão em pós-operatório no canil da Célula Mãe por oito dias, sendo depois devolvidos para o seu ambiente de origem.
14. A entidade prevê a esterilização de 30 animais, o que significa uma redução imediata de 240 filhotes, calculando-se uma única reprodução de oito crias. Desde ontem, 07, que a Ong recolhe animais no Rio vermelho, como CEASA, Mercado do Peixe e Zonas de pesca da orla.
15. Esta é mais uma etapa do Programa de Guarda Responsável e Controle Humanitário da Reprodução de Cães e Gatos que conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado. Somente no ano passado foram esterilizados mais de 2.000 animais, incluindo as áreas da Ribeira, Vila Canária, Cajazeiras, Centro Histórico, Comércio, Fazenda Grande do Retiro, Itinga, dentre outros.
16. A anarquia continua no final de linha dos ônibus em Vilas do Atlântico com as empresas tratando os profissionais como se fossem escravos.
17. Falta do que fazer ambientalistas e advogados querendo proibir jegues na Lavagem do Bonfim.
18. O aumento do ITIV (imposto pago na transferência de posse de um imóvel) de 3% para 5% na Prefeitura foi combinado entre o prefeito João Henrique (PMDB) e o ex-secretário municipal da Fazenda, Flávio Mattos, no ano passado, quando as dificuldades de caixa da máquina municipal aumentaram e credores e funcionários passaram a gritar em decorrência dos atrasos na folha e nos pagamentos.
19. O reajuste, de 70%, foi aprovado pela Câmara Municipal em dezembro num arremedo de reforma tributária encaminhado para a apreciação dos vereadores. Na época, nenhum deles se levantou contra a proposta, incluindo aí a bancada da oposição.
20. Agora Inês é morta. E vem mais arrocho por aí.
21. Melhora estado de saúde do vice-presidente José Alencar. Também está mehor o humorista Chico Anízio.
22. Que mico essa novela de Ronaldinho Gaúcho. Agora, os capítulos são com o Flamengo.
23. Mesmo no final do seu mandato o deputado Gilberto Brito (PR)é incansável na apresentação de proposições voltadas para a melhoria da qualidade de vida do povo do sertão. Costumeiro pesquisador de boas práticas em outros estados brasileiros, desta vez sugere ao governo do Estado, através da SEDIR e CAR, a implantação de banheiros ecológicos, como vá vem acontecendo no sertão pernambucano.
24. Segundo Indicação de Gilberto Brito, os banheiros propostos pelo parlamentar não utilizam água e transformam os dejetos em adubo para plantas. A tecnologia já é difundida em diversos países e foi estudada em Santa Catarina.
25. Em Pernambuco, além de construir a unidade, a família beneficiada ganha também uma cisterna, instalada em cima do banheiro, que garante o armazenamento de água durante os períodos de seca.
26.