Salvador

SINDICATO RODOVIÁRIOS COLOCA BEBEDOURO E REFORMA BANHEIRO EM PIRAJÁ

vide
| 07/01/2011 às 11:25
No final de linha de Vilas motoristas são tratados como escravos e fazem xixi no rio Sapato
Foto: BJÁ

Diante da omissão da Prefeitura de Salvador e das empresas, o Sindicato dos Rodoviários se viu obrigado a tomar a frente e instalar um bebedouro decente e reformar o banheiro da Estação Pirajá, para garantir a dignidade dos trabalhadores. O que havia lá era humilhante e um risco à saúde. Nos demais terminais a situação é ainda pior.

O Sindicato já denunciou e cobrou da Prefeitura, Setps e das empresas providência para a situação. Já fez até paralisação.

Em 2009, a Prefeitura, depois de uma manifestação dos trabalhadores, assumiu o compromisso de instalar banheiros nos finais de linha e pontos estratégicos dos roteiros de ônibus.

Quase nada foi feito, mesmo depois da Lei do Xixi que iria multar e deter quem fizesse xixi na rua. Os motoristas, cobradores e despachantes, muitos deles mulheres, são obrigados a pedir favor a moradores dos finais de linha, pagar o uso de banheiro em alguns bares ou fazer suas necessidades no mato, nos cantinhos das ruas ou atrás dos ônibus.

"Exemplos da situação degradante: Vila Ruy Barbosa, no Caminho de Areia, Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, onde os motoristas utilizam o Rio Sapato, fim de linha da Santa Mônica, Tomé de Souza e outros. Até quando?"questiona Manoel Machado, diretor do sindicato protestando também contra Prefeitura de Lauro de Freitas que nada faz.