Salvador

SALVADOR: MEMORIAL DA CÂMARA SERÁ REINAUGURADO NESTA QUARTA-FEIRA

vide
| 28/12/2010 às 10:26

Criado pelo Decreto Legislativo nº 855 de 1997 e aberto ao público em 2001, o Memorial da Câmara Municipal de Salvador será reinaugurado nesta quarta-feira (29), às 15 horas. O novo espaço contará com nova iluminação, reboco e pintura. A exposição das obras também foi transformada e, a partir de agora, será apresentada de forma cronológica. No mesmo dia, será inaugurada a biblioteca da Câmara.

A diretora administrativa da Câmara, Gizélia Velame, ressaltou a importância das reformas que "valorizarão a memória de Salvador e a história da primeira Câmara de Vereadores do Brasil onde tudo começou". 


A coordenadora do Memorial da Câmara, Alessandra Petitinga, explicou que desde 2001, quando foi inaugurado, o memorial não sofreu nenhuma mudança. "Nesse período houve degradação do espaço. Além do mais, existia a necessidade de revitalizá-lo para torná-lo mais atraente para a população, que já não se interessava em visitar o local. A partir dessa necessidade, o presidente da Casa teve a sensibilidade e propôs a abertura de licitação para reforma", afirmou.


De acordo com a museóloga e diretora da Doc-Expõe, empresa responsável pela confecção do projeto, Ângela Petitinga, "a reforma do memorial foi feita para torná-lo mais didático e informativo, de forma que as pessoas conheçam a cronologia política e arquitetônica da Câmara. O memorial também terá a exposição de vídeos das atividades dos vereadores e valorizará a pinacoteca, que possui um acervo de quadros muito valioso".