Quatro escolas da rede municipal de ensino estão sendo construídas pela Prefeitura de Feira de Santana, com previsão de serem entregues à comunidade no primeiro semestre de 2011. Os bairros contemplados com as novas unidades de ensino são: Campo Limpo, Alto do Papagaio, Candeal II, no distrito de Matinha, e Tomba. Cada prédio escolar irá contar com salas de aula, cantina, cozinha, sanitário coletivo, além de área de lazer.
O prédio escolar que está sendo construído na Matinha ocupa uma área de 920 metros quadrados e vai oferecer seis salas de aula, biblioteca, sala de informática com Internet gratuita, auditório, cantina, cozinha, além de sanitários masculinos e femininos. A escola em construção no Alto do Papagaio contará com seis salas de aula, área para circulação, biblioteca, sala de informática, sala de recursos audiovisuais, além das salas de professor, diretoria e secretaria. O setor de apoio terá sanitários, cantinas, depósito e almoxarifado.
No Campo Limpo, a nova unidade escolar terá 14 salas, sendo uma biblioteca e outra de informática. Já no Tomba, o prédio terá quatro salas de aulas destinadas à Educação Infantil, berçário e creche. Conforme a diretora do Departamento de Manutenção da Secretaria de Educação, Tereza Cristina Mendes Costa, o espaço escolar é bastante amplo.
"Será construída por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do Plano de Ações Articuladas - PAR", diz.
Além das escolas a serem construídas de imediato, o município irá recuperar através de licitação pública três escolas: a Escola Municipal Professor Luciano Ribeiro, localizada no bairro Subaé; Creche Maria de Lourdes Almeida Machado, situada em Ipuaçu, e Escola Municipal Firmino José de Brito, situada no distrito de Jaguara.
A licitação (nº 052/2010) da Creche Maria de Lourdes Almeida Machado, que terá a cobertura recuperada e reforma no sistema elétrico, licitação (nº 053/2010) referente à Escola Municipal Professor Luciano Ribeiro para a reforma geral do prédio e a de nº 054/2010 da Escola Municipal Firmino José de Brito, onde serão executadas obras de reforma e ampliação.
Em 2010, a Prefeitura de Feira de Santana realizou reformas em 74 escolas da cidade. As obras incluíram pintura, instalação e recuperação elétrica e hidrosanitária, construção de salas e instalação de rede hidráulica, além da implantação de centros digitais.