Vide
Em uma nova fase, alcançada através de sua mudança estrutural e financeira, a Associação Atlética da Bahia - AAB acaba de alcançar a colocação de 30º clube social a integrar a seleta lista do CSI - Conselho Superior Interclubes, da Confederação Brasileira de Clubes - CBC. Esta aglutina mais de 13 mil no país.
Com isso os seus associados passam a ter direito ao Convênio de Intercâmbio Social e Desportivo Brasileiro, do qual fazem parte os tradicionais Esporte Clube Pinheiros e o Alphaville Tênis Clube, ambos em São Paulo, dentre outros em todo o Brasil. A recolocação permitirá à presidência e diretoria da AAB uma participação direta, maior e mais significativa nas decisões político-administrativas tomadas pelo CSI durante o ano.
Para Ademar da Silveira Brito, presidente da AAB, o posicionamento do clube dentre os mais expressivos e importantes do país, vem atestar o acerto em sua modernização, notadamente uma estrutura contemporânea e que servirá como o centro de convivência de primeira classe para os seus associados. Ele lembra que o clube acaba de comemorar 96 anos de existência.
· Sobre a Confederação Brasileira de Clubes - CBC
A Confederação Brasileira de Clubes - CBC, sediada em São Paulo, tem como objetivo representar e defender os interesses dos clubes esportivos sociais do país, visando ao reconhecimento de sua importância na sociedade, além de criar condições favoráveis à evolução do segmento. O intuito dos integrantes da entidade é o desenvolvimento de suas ações voltadas à área social e ao esporte de base, além da formação de atletas, em âmbito nacional.
A CBC é responsável por conquistas expressivas em benefício dos clubes brasileiros. As principais são:
Novo Código CivilAlteração de diversos artigos do Código Civil, de modo a permitir que os clubes voltassem a ter autonomia de gestão de acordo com seus estatutos sociais.
COFINS
A CBC age rapidamente quanto à tributação da COFINS, viabilizando junto ao Governo Federal, por meio de medida provisória, a isenção do pagamento de 3% para suas atividades, conseguindo eliminar esta grande despesa financeira que, caso contrário, teria de ser suportada pelos clubes.
Estatuto do Torcedor
A Confederação consegue alterar o projeto de lei do Estatuto do Torcedor ao incluir o artigo 43, que deixa claro que esta lei aplica-se apenas ao desporto profissional e elimina as exigências que aumentariam os investimentos não previstos nos orçamentos dos clubes esportivos sociais.
Bolsa Atleta
Conquistada através do apoio do Conselho Superior Interclubes, destinando verba para os esportistas que não possuem patrocínio e tenham destacado currículo, sendo que estes devem ser vinculados aos clubes. A CBC orienta os clubes sobre como proceder para conseguir o benefício da Bolsa Atleta para seus atletas.
Timemania
Em 2005 começam as articulações intensas da CBC junto ao poder executivo para inclusão de emenda ao Projeto de Lei que criou a loteria Timemania. A emenda é aprovada no Senado e votada na Câmara dos Deputados Federais. Em setembro de 2006, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sanciona a legislação da loteria Timemania, regulamentada na sequência.
Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte
A Lei de Incentivo Fiscal, destinada à entidades esportivas sem fins lucrativos, é regulamentada. A CBC teve participação ativa em sua elaboração.
Refis
Refinanciamento em até 20 anos das dívidas dos clubes junto a União. A CBC propõe e o Congresso Nacional aprova a Medida Provisória, possibilitando aos clubes esportivos sociais refinanciar todos os tributos, inclusive o FGTS, com redução de multas em 50%.
Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais
Sancionada Lei 12.333 pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, onde institui 09 de novembro como o "Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais", que será comemorada anualmente em todo território nacional. A data comemorativa coincide com a data de fundação da CBC.
· Sobre o CSI - Conselho Superior InterclubesUma linha de frente compacta e atuante na defesa dos interesses dos 13.826 clubes vinculados à CBC. Com este objetivo nasceu o Conselho Superior Interclubes - CSI. O grupo é formado pelos clubes mais representativos de todas as regiões do Brasil. Isto porque, dentro das finalidades, a equipe de dirigentes atua e luta no "front", junto aos órgãos públicos em Brasília e também em todo o país.
Além da comissão de frente da CBC, o CSI também é uma forte influência sobre a diretoria da Confederação. Ao Conselho compete sugerir diretrizes para ações da gestão administrativa da CBC. Ou seja, tem a missão de indicar os caminhos para que a entidade trace o seu plano de trabalho, dando respaldo para que a presidência trabalhe fortemente buscando a excelência na prestação de serviços aos seus filiados.