A festividade iniciada em 2009, consolidou-se este ao ser ampliada para a zona rural. Toques inovadores fizeram o diferencial, a exemplo da decoração especial rústica, valorizando elementos da natureza, como as guirlandas de cipó e plantas naturais que embelezavam o cenário. Símbolos natalinos confeccionados com luzes coloridas foram afixados na fachada do prédio da prefeitura dando movimento e iluminando toda a cidade cenográfica.
Na Cidade de Natal, instalada na sede, todas as noites estiveram bastante concorridas. Centenas de pessoas circulavam entre as barraquinhas temáticas experimentando as iguarias oferecidas. A Casa do Papai Noel foi outro espaço cujos flashes fotográficos não paravam de disparar. Este ano a cada foi ampliada para melhor acomodar infantes fascinados com o abraço do Papai Noel e adultos curiosos em checar a decoração. A casa do Chocolate também resultou numa sensação bastante visitada e "degustada".
Os visitantes Regiara e Eraldo Reis, ficaram encantados com a decoração festiva. "Como é bom ver Alagoinhas se equiparando às grandes cidades. É raro ver uma decoração tão cuidadosa, tão bem planejada. Realmente ficou muito bonito, encantador. Nunca se viu isso em Alagoinhas a cidade ficou muito linda, pena ter ficado só no período natalino", comentou o casal.
Mas no palco da festa teve muito brilho também. As apresentações artísticas de bandas locais, peças teatrais e corais formados por crianças e adolescentes, de entidades, escolas e projetos sociais assistidos pelo município, a exemplo do coral da Pestalozzi, arrancaram aplausos e mimos da platéia.
A secretária Tatiana Andrade mostrou-se feliz com o resultado. Segundo ela, a idéia da prefeitura é justamente resgatar a cultura e a manutenção da tradição natalina, através da inserção da criança e do adolescente nas diversas atividades desenvolvidas durante os festejos. Ela falou da alegria de receber o reconhecimento das pessoas.