Salvador

DOM JOSAFÁ MENEZES BISPO AUXILIAR SALVADOR VAI PARA DIOCESE BARREIRAS

Com informações Novoeste
| 20/12/2010 às 13:09
Dom Josafá Menezes assume a diocese de Barreiras em fevereiro de 2011
Foto: DIV
Em substituição ao falecido D. Ricardo Weberberger, que foi o primeiro Bispo de Barreiras e assumiu o cargo por 25 anos até sua morte, ainda pranteada pelos fiéis que muito o admiravam e amavam, um novo Pastor foi recentemente nomeado pelo Vaticano, para a diocese de Barreiras. Trata-se de D. Josafá Menezes, que é baiano, natural de Salinas da Margarida, próxima de Salvador.

D. Josafá, que virá assumir a diocese provavelmente a partir de fevereiro de 2011, atualmente é um dos bispos auxiliares de Salvador-BA.

Nascido em 02.01.1959, foi ordenado presbítero (padre) em Salvador dia 14 de maio de 1989.

É formado em teologia na Universidade Católica do Salvador, fez especialização em filosofia na Universidade Gregoriana de Roma, licenciatura em teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, também em Roma, em 1999, e o doutorado em antropologia teológica nessa mesma universidade, finalizado em 2001.

Foi reitor do Seminário Central São João Maria Vianey, na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Em 12 de janeiro de 2005, foi nomeado pelo santo padre João Paulo II e sagrado bispo, logo em 10 de março, pelo cardeal arcebispo Dom Geraldo Majella bispo auxiliar da Sé Primacial do Brasil (Arquidiocese de Salvador), função que exerceu até hoje.

Já assumiu vários ministérios, entre eles estão:

- Pároco da Paróquia São João Batista, em Vila América, Salvador (1990-1996);
- Vice-reitor do Seminário Propedêutico Santa Terezinha de Lisieux (1990-1996);
- Vigário Forâneo da Forania Rio Vermelho e Federação (1992-1996);
- Ecônomo Adjunto da Arquidiocese de Salvador BA (1995-1996);
- Foi professor no Instituto Social da Bahia e no Instituto de Teologia da UCSal (1989-1995);
- Professor do curso de teologia da UCSal, Salvador (2002-);
- Professor do programa de pós-graduação em Ciências da Família da UCSal (2002-);
- Professor do programa Lato Sensu no Centro de Cultura e Formação Cristã, em Belém do Pará (2003);
- Atualmente é reitor do seminário Propedêutico Santa Terezinha do Menino Jesus e responsável pela Comissão Teológica da Arquidiocese de Salvador.

Os barreirenses esperam com carinho o seu novo Pastor e desejam que tenha muito êxito no seu ministério episcopal.

A seguir, a primeira mensagem de D. Josafá ao povo de Barreiras (publicado no website da Arquidiocese de São Salvador Bahia - http://www.arquidiocesesalvador.org.br/mensagem-ao-povo-de-deus/):

Ao Administrador da Diocese de Barreiras, padre Eraldo Bispo da Silva, aos presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e ao povo de Deus que está em Barreiras.

É com imensa alegria que me dirijo a todos vós, neste dia, quando, por benevolência grande e imerecida do Santo Padre, o Papa Bento XVI, recebo a nomeação para Bispo Diocesano de Barreiras - Bahia.

É um regozijo típico deste tempo litúrgico que prepara a vinda do Senhor, o Bom Pastor, que conduz as suas ovelhas para felicidade e a paz. São João Batista, padroeiro de nossa diocese, aponta-nos o caminho para acolhermos Aquele que está no meio de nós e ainda não conhecemos como deveríamos. O Batista será sempre nosso profeta!

Ainda não estive na cidade de Barreiras e nos outros municípios que fazem parte da Diocese. Cada vez, porém, que leio sobre a história passada e atual da cidade de Barreiras e das outras que compõem a nossa Igreja Particular, os meus lábios se abrem em sorriso. É belíssima a história passada, promissores os tempos de hoje e os dias futuros.

A alegria de ir para uma cidade tão importante como Barreiras se soma à graça de suceder a Dom Ricardo Webeberger, primeiro e fundamental pastor do povo barreirense, falecido em 17 de agosto de 2010, na Áustria, sua terra natal. Dom Ricardo, participando conosco da 48ª. AG da CNBB, em maio de 2010, sentiu os primeiros sintomas da doença. Voltando para Barreiras, percebeu que se acentuavam, por isso, viajou, mesmo contra a sua vontade, para os tratamentos necessários e não pôde mais voltar para o seio do povo que tanto amava.

Durante a Visita ad Limina Apostolorum, no dia 7 de setembro de 2010, quando fomos recebidos na Congregação dos Bispos, o Cardeal Arcebispo de Salvador, Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, o presidente do Regional Nordeste 3, Dom Ceslau Stanula, Dom Itamar Vian, Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Província Eclesiástica à qual pertence a Diocese de Barreiras e os meus irmãos bispos, sensibilizados com a morte de Dom Ricardo, pediram ao Prefeito da Congregação que Barreiras não ficasse muito tempo sem o seu pastor. O resultado, nós temos quatro meses depois: o Santo Padre nomeia o segundo bispo de Barreiras.

Mais do que um novo bispo, nós queríamos que Dom Ricardo voltasse. Coisa impossível diante dos limites impostos pela doença e pela morte. Porém, espiritualmente não! Dom Ricardo Webeberger continua presente, trabalhando sem cessar como o Pai de Jesus, para o crescimento da Igreja que ele teve a graça de ver nascer e por mais 30 anos pastorear! Certamente, a nomeação do seu sucessor é fruto de sua intercessão!

Quis a Providência Divina que fosse eu o designado para suceder a Dom Ricardo. Fico feliz de ir concluindo o meu ministério em Salvador, minha diocese mãe, com a consciência de ter feito, dentro dos meus limites, tudo que pude para atender bem as demandas pastorais. Fico igualmente feliz de receber um povo, pelo qual continuarei a fazer o que fiz em Salvador, e muito mais, se Deus assim me conceder, uma vez que me fez seu bispo diocesano.

Num dos salmos da Sagrada Escritura, está escrito: "Colocastes os meus pés em lugar amplo" (Sl 30,9). A Diocese de Barreiras é uma das maiores da Bahia, em termos de extensão territorial e sei que sua cidade-sede é uma cidade de grandes perspectivas sócio-econômicas e políticas. A significativa extensão territorial desta diocese do Oeste Baiano tem sido fecunda para as safras de grãos, admiradas inclusive no estrangeiro, a ponto desta região ser um destaque no cenário nacional. Porém, ao longo de sua história, ela tem se demonstrado também terreno propício para a semente do Evangelho que restaura o mundo e faz germinar o Reino de Deus. O grão que temos é pequeno, quase que imperceptível, mas traz a vida, o amanhã, o fruto, a farinha... Temos a semente de Deus que continua entrando incognitamente no mundo, mas que tem a discreta potência de transformar as vidas.

Tenho firme esperança de que Aquele que me confiou o pastoreio desta Igreja, continuará a acompanhar de perto a sua história, capacitando a mim e a todos vocês para semearmos o seu pequeno grão, a sua discreta semente de amor, justiça e paz!

Com votos de Bom Natal, esperando por um encontro pessoal, a minha bênção, em Cristo Jesus.
Salvador, 15 de Dezembro de 2010

Dom Josafá Menezes da Silva

Bispo Eleito da Diocese de Barreiras