Salvador

ALAGOINHAS DEBATE MODELO DE GESTÃO PARA SEU RESTAURANTE POPULAR

vide
| 20/12/2010 às 10:15
Projeto tem apoio do MDS e Prefeitura de Alagoinhas
Foto: Amilton André
   Buscando discutir o melhor modelo de gestão para o Restaurante Popular de Alagoinhas, que está com obras em ritmo de finalização estrutural, o prefeito Paulo Cezar e a secretária de Assistência Social, Tatiana Andrade, estiveram reunidos nesta terça-feira, 14, com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, órgão federal parceiro na realização deste empreendimento, entre outros parceiros, como nutricionistas deste e de outros Restaurantes Populares já atuantes.


Orçado em R$ 1,160 milhão, o novo espaço vai ocupar um terreno de mil e trinta metros quadrados e oferecerá à população mais carente, cerca de duas mil refeições diárias, preparadas por profissionais de nutrição.


         Com obras coordenadas e fiscalizadas pelas Secretarias Municipais de Assistência Social - SEMAS e Infraestrutura - SECIN, o Restaurante está sendo estruturado com dois pavimentos, uma câmara frigorífica, espaço amplo para refeições, banheiros, rampa de acesso para descarregamento de materiais e vai atender não só os moradores de Alagoinhas, mas também de outros municípios da região.


         Os restaurantes populares são importantes unidades de alimentação e nutrição destinadas à produção e comercialização de refeições saudáveis, preparadas sob rigoroso controle higiênico. O público beneficiário dos restaurantes é formado, em sua maioria, por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional que realizam a principal refeição do dia nestes estabelecimentos. . Esta é uma das obras mais aguardadas pela população de Alagoinhas, sobretudo pelo público diretamente beneficiado.


Realizado através da parceria entre a prefeitura e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, o Restaurante Popular esteve com as obras paralisadas durante muito tempo, desde a gestão passada, por erros de adequação dos projetos. Através dos esforços do prefeito e sua equipe, após uma longa jornada em busca da liberação das verbas e readequação dos projetos complementares, a população viu as obras serem iniciadas em fevereiro deste ano. 

         Também presentes no encontro a secretária de Assistência Social da cidade de Lauro de Freitas, Maria de Lourdes, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Magno Felzemburg, além dos secretários Renato Almeida, da Fazenda, Sônia Fontes, de Infraestrutura, Reginaldo Paiva, de Administração e Ricardo Marcolin, da Procuradoria.