Cerca de 40 pessoas do Movimento Negro Atitude Quilomba realizou, na tarde desta sexta-feira (17), uma manifestação em prol da maior inclusão do negros no mercado de trabalho no Shopping Salvador, na Tancredo Neves.
O protesto contou manifestações culturais e discursos proferidos em altofalantes sobre a importância de políticas raciais de inclusão e contra o preconceito no mercado de trabalho.
A gerência do Shopping, representada por Júlio Carneiro, em reunião com o movimento, se comprometeu a realizar uma pesquisa para levantar a quantidade de negros e quais os postos de trabalho ocupados por eles. Além disso, ainda afirmou que se reunirá com a Associação de Lojistas para discutir políticas de diversidade e a importância de atitudes para combater o problema.
Segundo Walter Altino de Souza Júnior, coordenador do Forum de Combate de Racismo no Mercaddo de Trabalho, atitudes como essa já foram tomadas no ano passado em outro shopping da cidade e resultou em iniciativas de contratações e seminários para lojistas.
"Eu acredito muito em ações como essa, porque precisamos lutar pela mudança na política de contratação das lojas em Salvador e vejo que as nossas outras iniciativas funcionaram", afirmou Walter. O grupo espera posição da gerência do Shopping para uma próxima reunião.