Veja
O sorteio eletrônico para os cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual, realizado nesta quinta, 16, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, contemplou 7.982 jovens. Com um aumento de 5% do número de vagas oferecidas, em relação ao ano passado, o processo aconteceu com a presença de vários concorrentes dos cursos ofertados.
Os selecionados deverão se dirigir aos centros territoriais, estaduais e unidades de Educação Profissional, nos quais se inscreveram, nos dias 24 e 25 de janeiro para efetuar a matrícula. No ato, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3X4. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2011.
"Este é o quinto sorteio público, que tem se tornado uma tradição no acesso democrático da Educação Profissional no nosso Estado, com garantia de transparência do processo, que é controlado pelo Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral e Conselho Estadual de Educação", afirmou o professor Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
O aposentado Ubirajara de Souza Santos, pai de Lucas Machado Santos, 19 anos, mal acreditou quando ouviu o nome do seu filho ser chamado, apto para ocupar uma das vagas do curso de Técnicas de Edificações, no Colégio Estadual Severino Vieira. "Isso é um presente de Natal. Esse sorteio é maravilhoso porque não coloca nenhuma dúvida sobre a sua lisura e não tem aquela coisa do pistolão. É o curso que Lucas queria fazer, tomara que ele faça por merecer", diz, orgulhoso. O rapaz não pôde comparecer ao local porque estava trabalhando.
O auditor da Auditoria Geral do Estado (AGE), Davimário Bittencourt, que acompanhou de perto o processo eletrônico, comentou sobre o sucesso do sorteio. "É o segundo ano que participamos do sorteio público, que é um procedimento novo mas já consolidado", considera.
Documentos - Foram inscritos 60 mil jovens no sorteio eletrônico para Administração, Hospedagem, Rede de Comunicação, Alimentos, Contabilidade, Design, Segurança do Trabalho, Edificações, Logística e Técnico em Enfermagem, entre outros, totalizando 69 cursos em 39 centros de 30 municípios. Os cursos são oferecidos nos Centros Territoriais (CETEP), Centros Estaduais (CEEP) e unidades que ofertam Educação Profissional na capital e no interior.
Dos cursos existentes, um dos mais concorridos foi o Técnico em Enfermagem, do CETEP Portal do Sertão, em Feira de Santana, que teve 2.517 inscritos para 60 vagas, sendo 83,9 por vaga. Outro bem procurado, também, foi o de Técnico em Edificações, do CEEP em Gestão Severino Vieira, que teve 28 candidatos por vaga.
Arte e Design - Os estudantes contemplados no sorteio eletrônico para o CEEP em Arte e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica que será realizado no próprio Centro, nos dias 24 e 25 de janeiro, mesmos dias da matrícula. Os/as candidatos/as deverão levar a mesma documentação exigida para a matrícula, pois os/as aprovados/as confirmarão a matrícula logo em seguida. O teste tem caráter eliminatório.