Salvador

PAPA BENTO XVI FORMALIZA EM DECRETO IRMÃ DULCE COMO BEATA DA IGREJA

veja
| 10/12/2010 às 17:25
Irmã Dulce está a um passo da canonização
Foto: DIV
 A superintendente de Obras Sociais de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, confirmou que o papa Bento XVI assinou nesta sexta-feira, 10, o decreto que formaliza a condição de beata de Irmã Dulce.

  A informação foi passada por meio de um telefonema pelo postulador da causa, Dom Ricardo Petrone. A formalização do ato somente ocorre a partir da publicação do documento no Jornal do Vaticano, o que deve ocorrer no sábado.


  A disposição do Vaticano de transformar o "Anjo Bom da Bahia" - como a freira ficou conhecida - em beata foi anunciada pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, no dia 27 de outubro, mês em que o Vaticano reconheceu um milagre ocorrido por intercessão da freira. Faltava apenas a assinatura de Bento XVI no processo, que foi iniciado em janeiro de 2000 pelo próprio Dom Geraldo. Desde junho de 2001 o processo tramitava na Congregação das Causas dos Santos do Vaticano.


  Segundo a assessoria da Arquidiocese de Salvador, que também confirma a assinatura do decreto, a expectativa é que a cerimônia de beatificação acontecça no primeiro semestre de 2011. No entanto, ainda não há um dia ou mês exato, ao contrário do que vem sendo divulgado.


 Com a assinatura, a religiosa se torna a primeira beata baiana, ficando a apenas um passo da canonização, quando poderá ser considerada santa. Para ser canonizada, será necessária a comprovação de mais dois milagres, que também deverão ser reconhecidos pelo Vaticano. "Mesmo não sendo uma surpresa, pois esperávamos a assinatura do papa até o dia 15, ficamos muito felizes. Esse é um dia de muita alegria para nós. Agora podemos começar a preparar uma festa para os devotos de Irmã Dulce, como ela merece", disse Maria Rita.


  Maria Rita já tem audiência marcada com o governador Jaques Wagner (PT-BA) na próxima semana, para discutir a ajuda financeira e de logística que espera receber do governo para as comemorações. "As obras não têm condições de custear a festa sozinha." Ela pretende apelar ainda para o senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). "Como ele apoiou a eleição da presidente eleita, Dilma Rousseff, e se diz devoto de Irmã Dulce, espero que ele nos ajude e interceda por nós junto a ela".