CAMACAN - Agentes da Polícia Rodoviária realizaram esta semana uma grande operação de combate ao tráfico de animais silvestres em vários pontos da BR-101, no Sul da Bahia. Foram apreendidas 27 aves, que eram mantidas em locais inadequados e sofriam maus tratos.
A ação teve início após denúncia feita pelo telefone 191. Um cidadão informou locais onde, possivelmente, estariam sendo criados e vendidos os animais.Os policiais se deslocaram até o km 549, município de São José da Vitória. Durante as buscas, nas proximidades de uma barraca de venda de frutas, foram encontrados 10 pássaros silvestres e um macaco da espécie mico-estrela. Foi encontrado ainda o couro de um gato-do-mato secando ao sol.
Minutos depois, no km 553, na Fazenda Diamantina, município de Arataca, a equipe da PRF apreendeu, perto de outra barraca de venda de frutas, mais 11 pássaros silvestres, e diversas armadilhas para a captura de mais aves.
Em outra localidade, conhecida como Jardim Cruzeiro, no km 558, município de Camacan, os policiais localizaram o imóvel identificado na denúncia, e apesar de estar fechado, foram apreendidas mais seis aves em gaiolas penduradas na parte externa, entre as quais dois periquitos que estavam sem água e comida.
No total foram apreendidas 27 aves de diversas espécies, a exemplo de cardeal, canário-da-terra, curió, bigode, papa capim, chorão e periquito. Nenhum responsável foi identificado. Os animais foram encaminhados para o IBAMA.(RADAR 64)