Salvador

FAPEX REALIZA COLÓQUIO EM HOMENAGEM AOS SEUS 30 ANOS

Veja
| 07/12/2010 às 12:56
No dia 03 de dezembro, Salvador serviu de palco para o Colóquio da FAPEX em homenagem aos 30 anos da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão. O evento realizado no auditório do Salvador Trade Center contou com a participação de funcionários da Fundação, empresários e representantes de algumas instituições.
Durante a abertura do evento, o psicanalista e Diretor da FAPEX, Dr. Marcelo Veras, destacou a importância do encontro que tem como principal objetivo avançar no debate e poder pensar na atuação das Fundações de Amparo e no seu futuro. "Precisamos tentar construir soluções. O olhar sobre as fundações mudou nos últimos anos", disse, Dr. Marcelo.
Após apresentação do diretor da FAPEX, deu-se início a primeira palestra do evento, sobre Gestão de Responsabilidade Ambiental ministrada por Asher Kiperstock (TECLIM /UFBA - Rede de Tecnologias Limpas e Minimização de Resíduos). Como um dos temas mais discutidos na atualidade, a sustentabilidade ganhou destaque no evento. Para tanto, o professor chamou a atenção do público para a importância da responsabilidade ambiental nas empresas. De acordo com ele, apesar do avanço, a defesa da sustentabilidade ainda está em terceiro e/ou quarto lugar entre a maioria das empresas. Como exemplo, lembrou a preocupação sobre o futuro em decorrência do mau uso da energia.  "Nenhuma revolução energética é capaz de eliminar o risco de perdermos a Floresta Amazônica, grande reguladora do planeta", enfatizou ele.  Para se ter uma ideia do problema em questão, em 2070, a perspectiva de água doce será de menos de 20% da que se dispõe hoje em Salvador, sem considerar o crescimento da oferta.
Diante de tantas constatações, será que o futuro é viável? Esta foi uma das perguntas induzidas pela palestrante Tânia Fisher (NEPOL/UFBA - Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações), que ministrou a palestra Gestão Social de Territórios. De acordo com ela, existem hoje desafios de governança territoriais, ou seja, múltiplos territórios exercendo funções e criando valores que são ambivalentes. Logo, é preciso e urgente ser competitivo; sábio e minimalista; ter uma mente global, bem como possuir segurança e conhecimento. São pré-requisitos para uma boa governança: apoio à manutenção; sustentabilidade como conceito estruturante; estímulo à formação. Para Tânia, é preciso formar os gestores para preparar pessoas com visões mais estratégicas e com nível mais sofisticado de pesquisa.
A representante do NEPOL, Joselita Macedo (UNASUS/UFBA - União Nacional dos Auditores do SUS), apresentou o tema Gestão de Pessoas e  falou em como trabalhar pessoas e capacitá-las. Para isso lembrou que é necessário e imprescindível que sejam feitas algumas perguntas como: Onde sua equipe quer estar no futuro? O que falta para chegar lá? Como atingir os resultados que promovem o bem comum? "Precisamos ter uma visão de futuro, ou seja: competências coorporativas e pessoais. Precisamos de um planejamento estratégico e expressivo", completou Joselita.
Para o Coordenador de Negócios da Petrobras, Augusto Riccio, que ministrou a palestra Sustentabilidade na Gestão das Organizações, a sustentabilidade garante o sucesso nos negócios, uma vez que atende a todas as partes interessadas contribuindo para um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades. "Devemos pensar na sustentabilidade numa abordagem de continuidade", falou Riccio. De acordo com o palestrante, para a Petrobras, responsabilidade social tem que ser uma forma de gestão integrada.
Sobre a Copa de 2014, o Secretário de Saúde do Município, José Saturnino Rodrigues, comentou que Salvador construirá dois hospitais novos para suprir a eventual demanda da Copa.
Ao fim do evento, a Reitora da UFBA, Dora Leal, enfatizou que os presentes deveriam não apenas pensar na FAPEX como gestora de projetos, mas também que a Fundação pode fomentar as artes e a cultura.