O adolescente Luís Henrique Silva Sacramento, de 15 anos, que morreu na noite deste domingo, 5, ao tentar descer as escadas do Salvador Shopping pelo corrimão, será enterrado nesta segunda-feira, 6. O corpo do jovem já foi liberado do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML), e está sendo velado no cemitério Quinta dos Lázaros.
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda, o delegado plantonista na 16ª Delegacia, André Carneiro, que investiga o caso, afirmou que ouviu informalmente comerciantes do shopping, dois amigos da vítima e a mãe de um dos garotos, logo após a queda. Todos serão convocados novamente, para depor oficialmente, a partir de amanhã.
O delegado acredita que a queda tenha sido um acidente, mas garante que todas as hipóteses serão investigadas, inclusive a de um possível empurrão. "De acordo com a administração do shopping, a prática de escorregar pelo corrimão é rotineira, embora a segurança trabalhe sempre no sentido de coibi-las", disse. Segundo ele, as imagens do circuito interno de câmeras do shopping já foram solicitadas. O inquérito deverá ser concluído até a próxima semana.
Para o presidente da Regional Bahia da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Edson Piaggio, que também participou da coletiva, o acidente foi uma fatalidade. "Em 35 anos de indústria de shoppings centers na Bahia, nunca foi registrado nenhum acidente deste tipo", afirmou.
Um amigo da vítima, que não quis se identificar, informou que eles estavam saindo do Game Station, na praça de alimentação, quando Henrique resolveu descer escorregando pelo corrimão. "Quando chegou na curva, ele desequilibrou e caiu", contou a testemunha, que era vizinha de Henrique.
Em nota enviada pela assessoria de comunicação, o Salvador Shopping informou que "todas as providências possíveis foram tomadas na tentativa de socorrer o adolescente".