VEJA
Policiais teriam agido de forma arbitrária com repórter Rodrigo Lago e fotógrafo Galvão
Foto: Francisco Galvão
Um repórter do jornal Tribuna da Bahia recebeu voz de prisão na manhã desta quinta-feira (02) após se envolver em uma discussão com policiais militares na Avenida Djalma Dultra. Segundo informações da delegada Cássia Nunes, da 6ª DP, uma soldado disse que Rodrigo Lago a teria desacatado e puxado sua camisa.
A situação aconteceu quando a equipe da Tribuna realizava uma reportagem sobre engarrafamentos e a viatura da Polícia Militar teria quase atropelado um fotógrafo. Na versão da polícia, o repórter reagiu e iniciou uma discussão.
O editor-chefe do jornal, Alex Ferraz, informou que a diretoria do veículo está providenciando o envio de um advogado à delegacia para auxiliar o repórter na defesa. A delegada disse que está ouvindo o depoimento dos dois envolvidos e que eles serão liberados logo após a abertura do Termo Circunstanciado em que a soldado aparece como vítima e o jornalista como autor da agressão.
De acordo com o fotógrafo Francisco Galvão, que testemunhou o ocorrido, Lago foi acusado de ser "inimigo da polícia". "Os
policiais estavam muito nervosos e uma viatura conduzida por uma Pefem quase me atropelou desencadeando a ação contra o repórter", contou.
A notícia da
ação policial pegou todos de surpresa na redação da TB, por se tratar de um profissional sério e que estava no exercício de suas funções.
SINDILIMP
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA) informa que os funcionários da Central de Informação e Atendimento Social (CIAS) que fica na Avenida Djalma Dutra, 128, Sete Portas e outras, estarão paralisados em razão do não recebimento de seus direitos trabalhistas.
São os trabalhadores da Cetro, Skyserv, Fox do Brasil e Acmav. "O movimento reivindicatório e pacífico tem como objetivo não prejudicar a população já carente e sim exigir respeito aos direitos trabalhistas assegurados por lei", afirmou Luiz Carlos Suíca, coordenador do Departamento Jurídico do Sindilimp-BA.
A Cetro deve dois meses de salários, tíquete refeição, vales transportes e primeira parcela do 13º salário. A Skyserv tem os mesmo débitos e ainda não pagaram férias e o retroativo do salário em razão da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada há dois anos, o mesmo ocorrendo com a Fox do Brasil. A Acmav até o momento não implantou a assistência médica acordada na CCT.
O sindicalista protesta contra o comportamento dos policiais militares da guarnição nº. 0211, na manhã desta quinta-feira, 2, que quase atropelou o fotógrafo Francisco Galvão e depois levou para a 6ª Delegacia de Polícia o jornalista Rodrigo Lago sob a alegação de desacato à autoridade.
"Ora, exigir respeito é algum desacato? Quem deveria ser detidos são os empresários que não pagam os trabalhadores e os gestores da prefeitura de Salvador que são coniventes com o calote. Manifestamos nossa solidariedade aos jornalistas e exigimos que os direitos dos trabalhadores terceirizados sejam respeitados", finalizou Luiz Carlos Suíca. Assessoria de Imprensa 2 de dezembro de 2010