Nesta quinta-feira, 2, o Projeto Axé completa 20 anos de fundação. Para celebrar a data, será realizada uma sessão especial às 9h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador. A iniciativa é um dos projetos sociais apoiados pela Monsanto com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural e intelectual de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A parceria, firmada em maio deste ano, será renovada para 2011.
O evento parlamentar irá celebrar, valorizar e garantir tanto uma maior visibilidade quanto a continuidade dos ideais propostos e das atividades artísticas e sócio-educativo-culturais desenvolvidas pelo Projeto Axé na capital baiana. Direcionado ao suporte de jovens que sofrem com a discriminação social, racismo, violência e os mais diversos agravantes da desigualdade social, o Projeto Axé busca superar as adversidades do mundo contemporâneo por meio da inserção de cidadãos desfavorecidos em políticas educacionais que incentivam a criatividade, capacidade de raciocínio, resolução de problemas e criação de pensamento crítico.
Sob o lema "a melhor educação para os mais pobres", o Axé implanta alternativas eficazes ao combate à fome, miséria, prostituição e desestruturação familiar, tais como a música, a dança e as artes visuais. Ao longo desses 20 anos, mais de 13.700 crianças e adolescentes em situação de risco foram beneficiados pelo Projeto que atualmente assiste mais de 1.547 crianças e jovens, entre cinco e 21 anos de idade.
Para Gilmar Beraldo, gerente geral da Monsanto Camaçari, o Projeto Axé é um ótimo exemplo de cidadania e sucesso na inserção daqueles menos favorecidos, respeitando suas diferenças e transformando a somatória das diversidades em oportunidades de integração a sociedade. "Nós da Monsanto nos sentimos muito orgulhosos por fazer parte deste importante projeto de responsabilidade social, com a valorização da cultura do cidadão brasileiro e queremos parabenizar a todos que tem trabalhado duro nestas 20 anos de existência, desejando que esta data se repetidas muitas outras vezes", revela.