Salvador

RESULTADOS DA EMBASA SÃO APRESENTADOS EM ENCONTROS INTERNACIONAIS

Veja
| 29/11/2010 às 17:58

Uma delegação do Governo do Estado, a convite da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente (AIDIS), participou do XXXII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Putacañas, na República Dominicana, entre os dias 7 e 11 de novembro. A delegação foi representada pela secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, pelo superintendente de Saneamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedur, João Lopes, pelo chefe de gabinete da Sedur, Eduardo Copello, pelo diretor de Operação da Embasa, Eduardo Araújo, e pelo presidente da Embasa Abelardo de Oliveira Filho.


Na programação, o presidente da Embasa apresentou o desempenho financeiro da empresa e seus resultados dentro do Programa Água para Todos, com destaque para o semiárido baiano. A Embasa, hoje, é responsável por 199 ações nesta região, das quais 172 são voltadas para abastecimento de água e 27 para esgotamento sanitário. Além disso, dos 254 municípios baianos situados na região semiárida, 238 já receberam ou estão recebendo intervenções para ampliação de rede de água, principalmente na zonal rural. Entre dezembro de 2006 e setembro deste ano, cerca de 705.000 pessoas foram beneficiadas com a implantação de 185.887 novas ligações.


A próxima edição do congresso, em outubro de 2011, acontecerá em Salvador.


Simpósio Luso-Brasileiro


Em outubro, a Embasa também participou de outro evento internacional, desta vez, voltado para a discussão de formas sustentáveis de gestão e operação dos serviços de saneamento: o 14° Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O presidente da Embasa, a convite dos organizadores do evento, participou do painel Eficiência Energética e Controle de Perdas nas Empresas de Saneamento no Brasil e em Portugal.


Entre os resultados apresentados por Abelardo, consta a economia de energia elétrica de cerca de 20 milhões de reais, em quatro anos, por meio de medidas operacionais e racionalização da demanda. A economia foi alcançada sem o comprometimento da qualidade da prestação dos serviços e num cenário de expansão da cobertura. Em relação a perdas de água por ligação, a Embasa conseguiu uma redução de 12,7%, entre dezembro de 2006 e setembro de 2010, através de investimento maciço em macro e micromedição, assim como em mobilização social.