Começa a obra mais esperada para a população de Camaçari, a construção do anel ferroviário, que ligará o Pólo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu. No momento, equipes realizam o levantamento topográfico (marcação do terreno) da área que irá sofrer intervenções. A expectativa é de que até o final da semana esta etapa seja concluída.
O anel ferroviário possui 17,8 quilômetros de extensão e representa investimento de R$ 140 milhões. A previsão é de que o projeto seja concluído no prazo de um ano e meio.
Na seqüência será realizado o desmatamento da área verde, já liberado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), para entrar em uma nova fase da obra, com a utilização de maquinário, que deve começar em mais 20 dias.
O canteiro da obra, localizado na rua das Transportadoras no Pólo Industrial, também está sendo preparado. O local contará com escritórios administrativos e de engenharia, oficina, carpintaria, central de armação, usina de concreto e refeitório. O local deve ficar pronto em um mês.
BENEFÍCIOS
Entre os principais benefícios da construção do anel ferroviário está a retirada da linha férrea do centro da cidade, antiga reivindicação da população e compromisso do atual governo. A medida trará um grande impacto na vida dos moradores, uma vez que aumentará a segurança no trânsito e reduzirá o risco de acidentes com produtos químicos na cidade.
Outro benefício é a redução da distância entre o Pólo Industrial e o Porto de Aratu, que passará de 52 quilômetros para 36,4 quilômetros, uma redução de 15,6 quilômetros. Além da redução do percurso, o traçado da nova variante ferroviária vai diminuir o custo operacional e dobrar a velocidade do trem de 30 km/h para 60 km/h, possibilitando a diminuição do tempo de viagem, hoje de 1h7min para 19 minutos apenas.