A campanha teve início com uma caminhada realizada no Jardim Petrolar, um dos bairros mais populosos do município. Nesta terça-feira foi realizado um mutirão no bairro do Santo Antônio para intensificar a campanha. Os agentes visitaram diversas residências, alertando as pessoas sobre a doença e como proceder para que a dengue não se prolifere, distribuindo panfletos com informações educativas para prevenir a doença, vistoriando reservatórios de água, vasos de planta e demais recipientes.
Durante o período de campanha ficará armado um stand na Praça Graciliano de Freitas, com funcionamento durante toda a semana, onde estão sendo passadas informações à população sobre prevenção da doença e distribuição de panfletos. As ações continuam com nova caminhada que será realizada nos dias 24, das 08h às 12h, na localidade da Praça Santa Izabel e no dia 25, também das 08h às 12h na Praça Ruy Barbosa, Centro. A programação será fechada com Seminário sobre a Dengue no dia 26, sexta-feira, a partir das 08h, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Claudine Ramos, muito tem sido feito para o combate da dengue em Alagoinhas, reuniões com o Comitê formado para criar planos de combate, palestras nas escolas e ações diversas realizadas pelos 87 agentes epidemiológicos por toda a cidade incluindo a zona rural. "A Dengue vem sendo combatida com responsabilidade no município. A ação vai orientar a população sobre os riscos causados pelo mosquito da dengue e dar informações sobre as medidas de prevenção que devem ser tomadas", afirma.
A coordenadora lembra que os recipientes usados pela população para armazenar água e lixo são os principais focos de proliferação do mosquito da dengue. Ela alerta a população que o combate ao mosquito da dengue é uma luta constante que requer o empenho de todos e recomenda: "Não se deve deixar água acumulada em tampas, garrafas, calhas, cisternas, ou esgotos, aterrar com arreia os vasos de plantas e flores, conservar os reservatórios de água sempre tampados, não jogar lixo em terrenos baldios, e armazenar garrafas e pneus fora do contato com a água da chuva".