Com a presença dos Coletivos do Programa Projovem Adolescente da sede e da zona rural de Poções foi realizado na sexta-feira (19) as homenagens que encerraram a Semana da Consciência Negra, com o tema um olhar sobre a África. O evento aconteceu na Praça Cel. Raimundo P. de Magalhães e foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com destaque pela primeira vez do recém criado Coletivo do Roçado Grande.
Os alunos e monitores do Projovem levaram para a Praça mensagens de personalidades que marcaram a luta pela liberdade dos negros escravos dos senhores da época. "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra. Vocês riem de mim por eu ser diferente e eu rio de vocês por serem todos iguais", (Bob Marley). Liberdade e fé, valeu Zumbi, a maior riqueza deste Pais é a diversidade do seu povo, destaca outro cartaz exposto ao público.
Os Coletivos da Urbis, Nadir Chagas e Alto da Vitória, com atividades na sede e os da zona rural formados em Bandeira Nova, Olho D"água e Roçado Grande, levaram seus destaques como a capoeira, o samba de roda, o manejo com as peneiras, os ritmos musicais, a dança, os quitutes e as crenças, levaram o público a rever o passado ou conhecer um pouco da vida que os negros levavam no Brasil.
Para a Secretária de Assistência Social, Mariana de Carvalho, o governo do prefeito Luciano Mascarenhas, vem olhando os coletivos com carinho e dedicação e por parte dos adolescentes e monitores a resposta está nos trabalhos apresentados nesta semana, "hoje estamos homenageando os 315 anos da morte do herói e mártir Zumbi dos Palmares, a luta foi imensa e na visão e ideologia de alguns a liberdade ainda não chegou ou não querem que chegue. Em 20 de novembro de 1695, nos Palmares custaram a entender que na pigmentação há o mesmo coração, sentimento, emoção para sermos o que hoje somos, livres e livres", afirmou Mariana.