O prefeito João Henrique anunciou nesta segunda-feira, 22, a realização do Réveillon 2011 nos 75 km de praia da capital baiana e um novo projeto, o Orla 24 horas, que levará atividades culturais e esportivas nas duas orlas da cidade. As informações foram concedidas após reunião com o governador do Estado, Jaques Wagner, na Governadoria, no Centro Administrativo a Bahia (CAB), que também contou com a presença do vice-prefeito, Edvaldo Brito.
Os projetos são iniciativas possíveis a partir da nova iluminação da orla, instalada pela Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), que além de contribuir para a segurança pública, possibilita um cenário mais bonito, harmonizando natureza e iluminação eficiente.
A realização do réveillon segue as determinações do Patrimônio da União. Serão montadas estruturas padronizadas e provisórias apenas para a festa, que terão tempo determinado para montagem e desmontagem. O prefeito também destacou que a tradicional festa de passagem de ano do Farol da Barra está garantida, e disse que, neste ano, a população terá uma grande surpresa.
Estrutura
Durante a conversa com Wagner, João Henrique pediu maior atenção do governo com a segurança pública da orla, para a realização dos eventos. A prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur) está elaborando a programação.
Para a realização dos eventos, a prefeitura também está elaborando estratégias de ordenamento do trânsito, a partir da Transalvador, e maior agilidade no sistema de Limpeza urbana, a partir da Limpurb.
Metrô
A efetivação do metrô foi um dos assuntos tratados durante audiência do governador Jaques Wagner com o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, e o vice-prefeito, Edvaldo Brito, na tarde desta segunda-feira (22), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Segundo o prefeito, o sistema de transporte coletivo deverá entrar em pleno funcionamento por meio de uma gestão compartilhada com o Estado e a União.
"Ficou acordada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para definir a modelagem de operação. Vamos resolver se será assumida pelo governo federal ou por licitação como ocorre em alguns estados da federação. Ficamos de fazer um levantamento de como o metrô funciona em algumas capitais como São Paulo e Rio de Janeiro para saber como será em Salvador", disse João Henrique.
O vice-prefeito e o secretário municipal de Infraestrutura e Transportes, Euvaldo Jorge, serão os representantes da Prefeitura de Salvador no GT. De acordo com o chefe de gabinete do Governo do Estado, Fernando Schmidt, o Poder Executivo Estadual terá como representantes, os titulares da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
"É uma obra tripartite - governos estadual, municipal e federal. Se licitarmos, ainda terá a participação da iniciativa privada", disse João Henrique. Durante o encontro, além de questões relacionadas à Copa do Mundo de 2014, o prefeito também conversou sobre a programação e a estrutura logística que deverá ser montada para o réveillon. Ele espera o apoio do Estado, por meio das frentes de trabalho da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a exemplo dos anos anteriores.