Salvador

CASA PRONASCI DO BEIRÚ/TANCREDO NEVES SERÁ INAUGURADA ATÉ DEZEMBRO

Veja
| 10/11/2010 às 18:02
A primeira Casa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) será lançada ainda este ano no bairro do Beirú/Tancredo Neves em Salvador. A Casa integra o projeto do Governo Federal "Território de Paz" e vai substituir a casa que foi instalada, provisoriamente, em Narandiba. As obras estão sendo coordenadas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), responsável pelo desenvolvimento das ações sociais do Programa na Bahia.
 
A Casa Pronasci terá postos da Superintendência de Apoio e Defesa do Consumidor (Procon), da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública e do Núcleo de Justiça Comunitária para prestar atendimento gratuito à população. O local abrigará também as coordenações do Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo) e do Mulheres da Paz, dois dos projetos do Pronasci em Beirú/Tancredo Neves.
                                                           
O Território de Paz foi implantado no local para reduzir a criminalidade através de políticas públicas de segurança articuladas a projetos sociais. No Beirú/Tancredo Neves são 13 ações coordenadas pelas Secretarias de Estado da Justiça; Educação; Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza; Desenvolvimento Urbano; Cultura; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. As ações também abrangem os moradores do Arenoso, bairro vizinho ao Beirú. 
 
 
Reformas
 
Já foram iniciadas as obras, também previstas no Pronasci, de reforma e recuperação da Praça Sérgio Carneiro e do Anfiteatro, ambos no bairro do Arenoso.  As intervenções nesses locais estão sendo realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), sob a supervisão da Secretaria da Justiça, que inclui obras na Praça da República e a construção da Praça da Juventude, ambas no Beirú/Tancredo Neves.
 
No planejamento do Ministério da Justiça, a Bahia tem 30 projetos do Pronasci, entre eles o "Mulheres da Paz", o "Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo)", o "Núcleo de Justiça Comunitária", o "Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)" e "Videomonitoramento". Para isso, o Governo Federal tem contado com o apoio do Governo Estadual e das Prefeituras onde os Territórios de Paz estão implantados. No Estado, há Territórios em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho.
 
Para a implantação das ações do Pronasci, técnicos da SJCDH e da Conder se reuniram com alguns moradores dos bairros para definir as opções de cada local.  Na Praça Sérgio Carneiro, a quadra está sendo modificada para ampliar o espaço para a prática de esportes. O anfiteatro, que estava subaproveitado, já começou a ser restaurado e terá salas de aula, núcleo de inclusão digital, ateliê de cerâmica e uma base comunitária da Polícia Militar. A praça que fica em frente ao local também será restaurada. Para essas reformas, o Governo Estadual disponibilizou R$ 4.6 milhões.
 
Na Praça da República, em frente à 11ª Delegacia de Polícia do Beirú/Tancredo Neves, todo o espaço será reformado, o que inclui nova pista para skate e nova quadra para esportes. De acordo com o coordenador executivo do Pronasci Bahia, Cláudio Melo, essas intervenções urbanas vão ajudar a atingir a meta do Programa Nacional que busca articular políticas de segurança com ações sociais.
 
Praça da Juventude
A primeira Praça da Juventude da Bahia será implantada em Beirú/Tancredo Neves, ao lado da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), e terá quadra poliesportiva, pista de caminhada, teatro de arena, quadra de vôlei, pistas de skate, campo de futebol, centro de convivência com sala de ginástica e espaço para a terceira idade. As obras devem começar assim que a Conder definir qual empresa ficará responsável pela construção. Uma vez pronta, a Praça será administrada pela Prefeitura Municipal de Salvador. Para a construção da Praça da Juventude, o valor estimado é de R$ 1.6 milhão.