Salvador

FEIRA SE MOBILIZA NO COMBATE À DENGUE E FAZ MAPEAMENTO NOS BAIRROS

vide
| 09/11/2010 às 10:32
Secretário da Saúde, Rafael Pinto, com representantes associações e sindicatos
Foto: ACM
 A Secretaria de Saúde, através de suas coordenações, representantes de associações e sindicatos, está se mobilizando com várias ações de controle da dengue em Feira de Santana. Uma reunião neste sentido ocorreu na tarde desta segunda-feira (8), com a presença do secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro.


  Durante a reunião, foram discutidas algumas ações que serão deflagradas pela Secretaria de Saúde, com o objetivo de combater o mosquito da dengue. "A nossa idéia é nos antecipar a um possível surto da doença", alerta o secretário Rafael Cordeiro.


  A mobilização incluiu uma participação ainda mais efetiva da população. O presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias, Roberto Carvalho, reforçou a decisiva participação da comunidade.


  "Sem o envolvimento das famílias fica ainda mais difícil. É preciso que todos estejam envolvidos nesse processo", ressalta Roberto Carvalho.


  A presidente da Associação dos Agentes de Endemias, Isabel Cristina Fernandes, também reforça a necessidade de uma mobilização ainda mais efetiva nos bairros de incidência da doença.


  "É mesmo preciso uma ação conjunta nos bairros com o maior número de casos de dengue. Essa mobilização é possível e precisa que todos estejam envolvidos", comenta.

Também presente na reunião, a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários, Rosemary Andrade, disse que esta categoria de profissionais tem atuado no trabalho educativo nas comunidades.


  De acordo com a coordenação da campanha de combate a Dengue, em Feira de Santana existem atualmente 1.600 casos da doença confirmados e outros quatro mil casos notificados.
 
  "Vamos realizar um mapeamento dos bairros de maior índice e em seguida promover ações de combate à doença", reforçou o coordenador Ciro Fernandes.

Além dos sindicatos e associações, também participaram do encontro às coordenações de saúde a exemplo da Vigilância Epidemiológica e Atenção a Saúde, além do Centro de Zoonoses e Funasa/2ª Dires.